Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Memoria

Repositório Institucional será apresentado a todos os campi em 2017

Equipe gestora se reuniu na última sexta (16) para fazer balanço de ações e planejamento

Publicada em 19/12/2016 Atualizada há 1 ano

Equipe gestora do Memoria.

Após um ano voltado à estruturação normativa do Memoria, o repositório digital do IFRN, a equipe gestora da plataforma se reuniu na última sexta-feira (16), na Reitoria do Instituto, para realizar um balanço das ações realizadas no ano. Além disso, foi discutido também o planejamento para 2017, que traz como destaque um projeto piloto para o depósito eletrônico dos trabalhos de conclusão de curso e apresentações da ferramenta em todos os campi da Instituição.

Para Darlyne Fontes, responsável pela divulgação científica na Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN, o saldo do ano foi positivo. “Realizamos a estruturação do grupo gestor, parceria com a UFRN para evento nacional sobre repositórios digitais, elaboramos nosso regimento interno e iniciamos a revisão da política informacional do IFRN”, explicou.

Uma das primeiras ações para 2017 é o encaminhamento dos documentos para a aprovação pelos colegiados do Instituto. Mas o objetivo do ano é consolidar o repositório como principal meio de divulgação da produção científica do IFRN. Para isso, foram deliberadas apresentações sistêmicas do Memoria em todos os campi. “Elas devem acontecer durante os eventos de abertura do ano letivo, a fim de que estudantes e servidores conheçam melhor a ferramenta e passem a utilizá-la”, comentou Vanessa Cavalcanti, bibliotecária do Campus Natal-Zona Norte e uma das integrantes do grupo gestor.

Outra ação importante é o projeto piloto apresentado por Tatiana Dutra, bibliotecária do Campus Natal-Central e também integrante do grupo gestor, para a normatização do depósito da produção científica do IFRN, começando pelo Campus Central. A ideia é que todos os trabalhos de conclusão de curso passem a ser depositados, de forma digital, diretamente no Memoria. “Além de economicidade, ao não precisar mais imprimir nem arquivar papéis, vai gerar maior acessibilidade aos trabalhos desenvolvidos por nossos estudantes”, explicou Tatiana.

O professor Bruno Gomes, do Campus Canguaretama, também foi apresentado à equipe gestora. Junto à equipe da Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação do IFRN, ele vai auxiliar o processo de revisão estrutural do sistema. Além de Darlyne Fontes e Rodrigo Siqueira, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, a equipe gestora conta com analistas de sistemas, comunicadores e bibliotecários.

REPOSITÓRIOS DIGITAIS

São bases de dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área temática. Os repositórios armazenam arquivos de diversos formatos e proporcionam maior visibilidade aos trabalhos compartilhados através deles, além de promover a preservação da memória científica da Instituição. Lançado em 2015, o Memoria é a ferramenta de armazenamento e divulgação da produção intelectual de alunos e servidores do IFRN.

 

Acesse:

Memoria - repositório institucional do IFRN

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas