Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Convênios

Protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico da Guarda é renovado

Parceria é baseada no intercâmbio cientifico e acadêmico

Publicada em 16/04/2018 Atualizada há 1 ano

Cooperação prevê intercâmbio de professores e estudantes dos dois países

A comitiva formada pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Márcio Azevedo, pela pró-reitora de Extensão, professora Régia Lopes, pelo diretor de Gestão de Pessoas, o técnico-administrativo Auridan Dantas, além do reitor do IFRN, o professor Wyllys Tabosa, antes da visita à Coimbra, ainda na quinta, 12/4, esteve na Beira Alta, região central de Portugal para, no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), assinar a renovação do Protocolo de Cooperação mantido com o Instituto Federal potiguar.

O protocolo, com assinatura do presidente do IPG, Constantino Mendes Rey, e do professor Wyllys, objetiva desenvolver a cooperação interuniversitária nos campos da Ciência, Pesquisa, Tecnologia, Arte e da Cultura, prevê atuação em atividades de pós-graduação e o intercâmbio de professores e estudantes que integrem a cooperação. “Visamos a execução e o acompanhamento de atividades de intercâmbio docente e discente, quer seja na promoção e divulgação de projetos de pesquisas ou mesmo na oferta de cursos de graduação e de pós-graduação”, disse Wyllys.

O texto do protocolo traz que cada uma das instituições terá um responsável pela supervisão e pela gestão da atividade de cooperação a ser implementada nos cinco anos de validade do acordo.

O Instituto Politécnico da Guarda

A parceria entre o IFRN e o IPG é antiga. Ainda em 2012 já houve uma renovação do convênio, que previa acordos de cooperação mútua com o objetivo de facilitar a colaboração recíproca entre os institutos nas pesquisas, intercâmbios acadêmicos e culturais de professores e alunos. A retomada no protocolo realizada agora traz, além da presidência do IPG, a aproximação com as quatro unidades orgânicas do instituto português: as Escolas Superiores de Educação, Comunicação e Desporto, de Tecnologia e Gestão, de Saúde e a de Turismo e Hotelaria. Entre as pautas da reunião:

  • Convênio para parcerias de curso pós-graduação e estágio pós-doutoral em robótica educacional;
  • Intercâmbio dos projetos de pesquisa em conjunto (acessibilidade, computação em nuvem, etc);
  • Intercâmbio de professores e alunos nos eixos de Informática, Construção Civil, Energias Renováveis, Marketing, Gestão e Logística, Desporto e Turismo para executar projetos de Pesquisa e de Ensino;
  • Integração entre os periódicos científicos das duas instituições;
  • Realização de workshop de inovação entre as incubadoras.
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas