Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Projeto do IFRN ganha credencial para evento na Austrália
Reditec

Projeto do IFRN ganha credencial para evento na Austrália

13/09/2018 - Premiação garantirá ao CRAB participação no WFCP, em outubro.

Projeto do IFRN ganha credencial para evento na Austrália

Selecionados participarão do WFCP, em Melbourne. Foto Gildo Jr, do IFRR

Entre os integrantes da comitiva do IFRN a 42ª edição da Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), os professores João Teixeira e Wesley Feu, que foram apresentar projetos num evento paralelo a reunião, a Tenda Tecnológica. João, que levou o Projeto Crab, ficou entre os seis selecionados para o Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP), que acontece de 8 a 10 de outubro de 2018, em Melbourne, na Austrália.

CRAB

Desenvolvido pelos alunos do curso técnico integrado em Eletrônica Iago Souza e Maraysa Araújo, do Campus Natal-Zona Norte, e com orientação dos professores João Teixeira e Arthur Salgado, o projeto Crab (caranguejo, em inglês) foi idealizado e produzido pelos alunos como resultado de pesquisa desenvolvida na parceria do IFRN com a Universidade Petrobras, através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH). O robô, que é movido a energia solar, tem como intuito ajudar usuários de cadeiras de rodas a passearem na areia da praia. Para João, a participação em mais um evento internacional é importante sob vários aspectos: “além de mostrar o nosso potencial inovador, ir a Melbourne é oportunidade de entrar em contato com pesquisadores do mundo todo e, quem sabe, desenvolver contatos e parcerias que deem ao Crab um alcance global e aos cadeirantes mais opções de lazer”, disse.

Transportijo

O que surgiu como um problema durante as aulas de materiais de construção, disciplina que integra a grade do curso de Edificações, encontrou solução: desenvolvido pelos estudantes Éllbio Clemente, Jassira Pereira e Márcia Ferreira, e sob coordenação dos professor Wesley Feu e Jozilene de Souza, surgiu a Transportijo: “um transportadora manual de tijolos que busca facilitar o deslocamento horizontal de tijolos e blocos para alvenarias e trabalhar na prevenção de doenças ocupacionais dos operários da  construção da construção civil”, definiu o professor. A ferramenta idealizada pelos alunos e "comprada" pelos docentes do núcleo de edificações do Campus São Gonçalo do Amarante é capaz de transportar manualmente 7 tijolos vazados e 14 maciços em cada "viagem". Segundo Feu, o projeto tem despertado interesse da comunidade pela simplicidade, baixo custo e benefícios à saúde do trabalhador.

Reditec e Tenda Tecnológica

Realizada em Búzios sob organização do Instituto Federal Fluminense (IFF), a Reditec contou com um evento paralelo, a Tenda Tecnológica, um espaço interativo voltado para divulgação dos projetos de inovação da Rede e dos Polos de Inovação mantidos por alguns institutos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Ao todo, foram expostos 41 projetos de inovação, de 23 instituições da Rede, voltados à produção ou aprimoramento de produtos, processos e operações. Inicialmente, dois projetos seriam premiados com a participação no Congresso, mas, durante a entrega dos resultados, o reitor do IFF, Jefferson Manhães, e Romero Raposo Filho, secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), anunciaram o aumento do número de selecionados, elevando para seis o número de projetos que irão à Austrália.