Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão com Pessoas

Palestras e apresentações de trabalhos marcam terceiro dia de ENDP

Atividades contaram com massiva participação do público

Publicada em 22/09/2016 Atualizada há 1 ano

Público lotou o auditório em todas as atividades

Com participação ativa de gestores, coordenadores e técnicos a ligados à área de recursos humanos das mais diversas universidades e institutos federais de ensino do Brasil, a 36ª edição do Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) iniciou seu terceiro dia de atividades com conferências. Os convidados Sônia Guimarães e Geraldo Filho, do IFMT e da UFRN, respectivamente, lotaram o auditório Jacarandá do Hotel PraiaMar, onde acontece o evento.

Falando sobre princípios, fundamentos, desfio e tendências da gestão estratégica de pessoas no serviço público, Sônia, que é professora de Consultoria no Instituto Federal de Mato Grosso, abriu os trabalhos da manhã, já com auditório lotado. Alternando temáticas técnicas e motivacionais, na sequência das atividades matutinas, Geraldo Filho, fisioterapeuta e professor de Educação Física da UFRN, também com ‘casa cheia’, falou sobre postura e alívio das tensões do corpo no trabalho. Sua palestra teve um tom descontraído e interativo, fazendo o público realizar atividades de alongamento.

As atividades da tarde da quinta-feira no 36º ENDP começaram com a palestra da auditora Deliany Maia, que tratou da reserva de cargos e empregos públicos a pessoas com deficiência no Brasil. O tema da palestra de Deliany rendeu-lhe a publicação de um livro, pela Editora do IFRN, Instituição onde é servidora. Na oportunidade, também falou sobre o sistema de cotas para negro no serviço público, tirando dúvidas dos participantes.

Ao mesmo tempo em que acontecia a palestra, no hall de acesso ao auditório foi realizada a exposição de banners e apresentação oral de pesquisas com relatos de experiências em gestão de pessoas no serviço público, sendo nove comunicações orais e 19 banners.

Para Josivânia Farias, da Universidade de Brasília – UnB, os banners estimulam à implantação de novas ideias nas instituições. Falando sobre o evento como um todo, a expositora elogiou as escolhas da organização: “o local e a estrutura são ótimos, estou encantada, além do nível dos palestrantes e a expectativa para Karnal. Andei verificando e fiquei muito feliz em saber que a UnB está entre os maiores expositores no evento.”

A palestra de Leandro Karnal, historiador e professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), será a última atividade do Encontro, numa conferência que remete ao título do evento: gestão com pessoas – um diferencial nas organizações públicas. Antes de sua apresentação, será realizada a premiação dos trabalhos trazidos ao ENDP 2016. 

Acompanhe as fotos do evento pela página do ENDP no Facebook.

Palavras-chave:
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas