Internacionalização

Em visita ao Canadá, reitor do IFRN promove expansão de parcerias estrangeiras

Propostas surgiram durante visita à capital do país, Ottawa

Publicada em 09/05/2017 Atualizada há 1 ano

Rodadas de negócios criaram oportunidades de parcerias internacionais

“A Conferência Anual de Colleges and Institutes (CICan) foi uma ótima oportunidade para o IFRN”. Esse foi o parecer inicial do professor Wyllys Farkatt Tabosa, reitor do Instituto e integrante da comitiva que, além da conferência, ainda visitou algumas entidades de ensino naquele país. A CICan aconteceu entre 30 de abril e 2 de maio, no Canadá e contou com a participação de representantes de oito institutos federais.

Na sede da CiCan, que é um coletivo de instituições de ensino canadense, houve reunião com o embaixador do Brasil no Canadá; no Parlamento Canadense, os representantes das delegações brasileiras foram recepcionados pelo ministro das Relações Exteriores do país: essas ações mostram o foco e a importância dados à visita técnica, organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O diplomata Denis Fontes de Souza Pinto, que é o embaixador do Brasil no Canadá, se colocou à disposição do Conselho, demostrando empenho na ampliação das parcerias entre os países. Ainda aconteceram reuniões com a representante do Ministério da Educação da Coreia do Sul e com a equipe do MEC e do CiCan. participou de discussões, mesas de trabalho, rodadas de parceria e de negócios.

Parcerias

Tendo tratado com representantes de diversas escolas, como o North Colleges – com quem o IFRN abrirá negociação para um projeto de virtualização de laboratórios –, o intuito da viagem foi expandir o propósito de internacionalização da Instituição, consolidando as funções de pesquisa e inovação e de extensão do Instituto. Sobre as rodadas de negócios, o professor Wyllys destacou a importância de iniciativas como a proposta de parceria para formação e capacitação de pessoal nas áreas de mineração e petróleo e gás, feita pelo chefe da delegação do Senegal ao IFRN.

Mais

Álbum - fotos da visita e das atividades da Conferência