Connepi 2018

Magic Music: transformação e inclusão social através da música

Projeto do Campus Apodi cria software para incluir surdos no mundo da música

Publicada em 28/11/2018 Atualizada há 12 meses

Marcela apresenta o projeto na Mostra Tecnológica

Mas o produto de vocês vai ter demanda? Foi essa a reação de uma das pessoas que assistiram à apresentação do Magic Music, projeto do IFRN Campus Apodi para compartilhar com surdos o mundo da música. A resposta de Marcela Alves, aluna do Curso Técnico Integrado em Informática, foi rápida e incisiva: "se a demanda não existe, a gente quer criá-la".

A reflexão é coerente com o objetivo do IFRN de oportunizar mais justiça social nas regiões em que se instala. Marcela estuda no Campus Apodi, mas é moradora de Caraúba, cidade do interior potiguar que possui uma associação de surdos. Ela explica que em festas, onde a música é o centro das celebrações, os surdos não estão presentes. "Nós entendemos a música como processo de formação humana e intelectual. E não é apenas som. É ritmo, o que pode ser sentido através de movimentos e cores", explica.

É esse o princípio do Magic Music, orientado pelo professor Magnaldo Araújo. Um software transforma as notas musicais em sinais de luz. Com isso, é possível acompanhar o ritmo e o discurso da música. Com o apoio de Liebson Henrique, que faz Ciência e Tecnologia na UFERSA, foi criado um dispositivo para o Magic Music. "Nosso objetivo é a inclusão. Então é só acessar o site e conferir os passos para criar o seu próprio dispositivo ou sistema", completa Marcela. Hoje ela trabalha no desenvolvimento de um aplicativo para celular, a fim de democratizar ainda mais o acesso ao Magic Music.

O projeto está em fase de testes com usuários surdos e ouvintes, já que pode ser utilizado também em aulas de iniciação musical. O trabalho já foi compartilhado no Centro Estadual de Capacitação de Educadores (Cades), em Mossoró, e ganhou prêmios na Campus Party Natal e na Secitex, eventos de ciência e tecnologia realizados em 2018.

Até a sexta-feira (30), Marcela apresenta o Magic Music na Mostra Tecnológica do XII Congresso Norte-Nordeste de Iniciação Científica (Connepi), no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento é  organizado pelo IFPE e pelo IF Sertão-PE como forma de compartilhar a produção científica, tecnológica e cultural dos Institutos Federais. Além do Magic Music, o IFRN é representado na Mostra Tecnológica pelo Hidromel artesanal, do Campus Currais Novos, apresentações orais, culturais e palestras de estudantes e servidores de todos os 21 campi.