Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ensino e pesquisa

Já está no ar nova edição da Revista Holos

Publicação eletrônica traz 34 artigos, divulgando a produção técnico-científica

Publicada em 12/06/2018 Atualizada há 1 ano

Segundo José Yvan Pereira Leite, o número médio de acesso global à revista cresceu em relação aos anos anteriores

O segundo volume da HOLOS, publicação on-line do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) acaba de sair. Com 34 artigos, a revista visa divulgar a produção técnico-científica, estando aberta à contribuição de pesquisadores de outras entidades de ensino e pesquisa. Publica artigos em português, espanhol e inglês e tem periodicidade de 8 edições por ano.

Esta edição traz contribuições vindas de várias instituições importantes do cenário científico brasileiro, português e cubano, oferecendo acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Artigos e dados

As contribuições oriundas do exterior equivalem a 8,82% do total dos trabalhos da publicação. Os artigos brasileiros provêm de quase todas as regiões do país, sendo 11,76% do Centro-Oeste, 38,24% do Nordeste, 23,58% do Sudeste e 17,65% do Sul, totalizando 91,18%. As instituições do Rio Grande do Norte contribuem com 17,65% dos artigos deste volume. Em relação aos dados de acesso direto ao periódico no país, o editorial dá conta de que, entre os meses de março a maio deste ano, são estes os dez estados brasileiros que mais acessaram a Holos: São Paulo (12,04%), Minas Gerais (10,74%), Rio de Janeiro (6,66%), Rio Grande do Sul (6,32%), Rio Grande do Norte (6,03%), Bahia (5,84%), Paraná (5,76%), Ceará (5,5%), Santa Catarina (4,25%) e Pernambuco (4,0%). Já no exterior, os acessos representaram 6,85%, considerando o mesmo período.

Demandas

Segundo o professor José Yvan Pereira Leite, editor responsável pela publicação, o número médio de acesso global à revista cresceu em relação aos anos anteriores, e a distribuição dos acessos confirma que o periódico é visitado por pesquisadores de estados com maior relevância científica do Brasil. Em vista disso e considerando a grande demanda de trabalhos, o professor disse ainda que está sendo avaliada a possibilidade de alteração para publicação em fluxo contínuo, a fim de dar mais celeridade ao processo de publicação dos artigos.

Acesse

Holos — 2º volume de 2018

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas