EVENTO

IFRN promove seminário em celebração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Evento acontece nos dias 13 e 14 de dezembro

Publicada em 12/12/2018 Atualizada há 1 ano

O IFRN promove, nos próximos dias 13 e 14, no auditório de sua Reitoria, seu II Seminário de Direitos Humanos. O evento é uma iniciativa das Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e de Extensão (Proex) da instituição, com organização do Comitê de Direitos Humanos do IFRN, constituído em 2017, com representação de todos os campi, Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas do Instituto, em atendimento ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos.

Programação

A ocasião conta com diversas atividades, desde mesas-redondas até debates. Além disso, o professor Antônio Novaes, da UFPB, será o convidado principal na conferência de abertura, intitulada “Celebrando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, com participação, também dos professores José Roberto dos Santos e Ricardo Vilar, ambos do IFRN. A mediação fica por conta de Amilde Martins da Fonseca, também professora do Instituto.

Já as mesas redondas contarão com profissionais da UFRN, bem como com o Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, também, em uma mesa-redonda. “Teremos estudiosos de diversas áreas, de estudos étnico-raciais, sobre diversidade e inclusão, então, tem algumas atividades com essas temáticas mais diversificadas” conta Rejane Barros, coordenadora do evento. Em “Modos de Vida e Cultura da Comunidade”, uma das mesas-redondas que constam na programação. Estarão presentes representantes de comunidades quilombolas, indígenas, estudantes e pessoas com deficiência.

Comitê

Em 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos como marco legal normatizador, almejando reger as relações entre governos e pessoas. Desde 1950, o dia 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. O II Seminário de Educação em Direitos Humanos do IFRN, evento de caráter formativo, objetiva reunir a comunidade educativa e promover o debate sobre a temática. Já o Comitê de Direitos Humanos do IFRN, a partir da elaboração do Plano de Ação Institucional, delineia ideias que objetivam a promoção de iniciativas de respeito à diversidade e ao enfrentamento do preconceito, da discriminação, da desigualdade e da violência, por meio do desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, de proteção e promoção dos direitos humanos na Instituição, fundamentada no Projeto Político-Pedagógico do IFRN.

Rejane destaca a apresentação de projetos de diversos campi do Instituto sobre educação em direitos humanos, submetidos por meio de um Edital da Proex, no segundo semestre. “Nós teremos um momento no evento para a apresentação desses nove projetos, que estão em desenvolvimento”, afirma a coordenadora. Outro destaque, de acordo com Rejane, é que há um turno no evento reservado para realizar três GTs, dos Núcleos de Artes (Nuarte), Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), na manhã da sexta-feira (14).

O que é: II Seminário de Direitos Humanos do IFRN

Tema: Celebrando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Quando: Quinta-feira (13), das 8h30 às 16h30 e sexta-feira, (14) de dezembro, das 8h às 16h30

Onde: Auditório da Reitoria do IFRN, Rua Dr. Nilo Bezerra Ramalho, 1692, Tirol