Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Propi

IFRN realiza Simpósio de Pesquisa na Secitex 2019

Edital para Projetos de Pesquisa e Inovação desenvolvidos por servidores do instituto foi fruto do evento

Publicada em 22/10/2019 Atualizada há 1 ano

Membros estiveram presentes na V Secitex, em Mossoró

No dia 16 deste mês, durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) 2019 do IFRN, foi realizado, com os coordenadores de pesquisa e líderes de grupo do Instituto, o Simpósio de Pesquisa. Na ocasião, o diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, professor João Teixeira, apresentou o mapeamento dos grupos de pesquisa da instituição. O momento também contou com diálogos sobre os Desafios dos Grupos de Pesquisa, conduzido pela professora Francinaide Lima, além da apresentação do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (nAVI) do IFRN, pelo professor e pesquisador Higor Morais. 

De acordo com João Teixeira, o encontro possibilitou uma aproximação de ações para a efetivação de um trabalho coletivo envolvendo o fortalecimento dos grupos de pesquisa. "Com a finalidade de fortalecer os núcleos de pesquisa, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) lançou, no evento, o Edital nº 19/2019 referente ao Cadastro de Projetos de Pesquisa e Inovação desenvolvidos por servidores do IFRN, que estará aberto para submissão de propostas nesta terça-feira, 22, no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap)", contou o diretor. 

O objetivo do documento, segundo ele, é apoiar as ações para fortalecimento dos núcleos, grupos e observatórios de pesquisa certificados pela Instituição, junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, João explicou ainda que o próposito do Edital é elevar a quantidade de projetos de pesquisa cadastrados no Suap, com o objetivo de mapear e otimizar indicadores de pesquisa no IFRN, bem como estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisas em parceria com agências, instituições e órgãos de fomento à pesquisa e inovação externos ao Instituto.

Agora, a intenção é que haja mais edições do Simpósio de Pesquisa nos próximos anos. "A partir disso, a ideia é possibilitar o compartilhamento do que está sendo desenvolvido nos grupos de pesquisa do IFRN, a fim de que possamos somar os esforços dos estudos por áreas, proporcionando, assim, parcerias entre pesquisas nos campi da Instituição", concluiu João. 



Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas