IFRN desenvolve III Simpósio de Grupos de pesquisa do instituto

Atividades reúnem a comunidade da instituição

Publicada por Habyner Lima em 15/09/2023 Atualizada há 7 meses, 2 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), juntamente com o Comitê de Pesquisa e Inovação da instituição (Copi), realizou dos dias 11 a 13 de setembro, o III Simpósio de Grupos de Pesquisa do IFRN. O evento dialogou com os grupos de pesquisa e inovação ativos da instituição, além de compartilhar ações e desafios na coletividade.

“Foi um momento muito importante para difundir a resolução dos grupos de pesquisa aprovada pelo consup no início do ano, bem como orientar em estratégias de fortalecimento desses grupos.”, destacou o professor João Teixeira, Diretor de Inovação Tecnológica (Ditec-Propi).

III Simpósio grupos de pesquisa 1

Para Francinaide Nascimento, Diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) e uma das organizadoras do evento, a terceira edição Simpósio de Grupos de Pesquisa do IFRN buscou consolidar o momento de encontro de todos que compõem o ecossistema da pesquisa, pós-graduação e inovação da instituição " a partir do diálogo efetivo e encaminhamentos profícuos em torno das demandas dessa temática. Temos excelentes expectativas para a continuidade do planejamento, bem como das próximas edições", ressaltou a gestora.

Em 2023, o IFRN dispõe de 107 Grupos de Pesquisa certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dos quais foram apresentados 26 grupos na programação do evento. Estes grupos de pesquisa são responsáveis pelo desenvolvimento de 3245 projetos concluídos no IFRN, entre os anos de 2015-2023. Entre as 5 principais sub-áreas estão: Ciência da Computação (518 ou 15,96%); Engenharia Elétrica (257 ou 7,92%); Interdisciplinar (234 ou 7,21%); Química (209 ou 6,44%); Educação (184 ou 5,67%).

A programação da atividade foi realizada no Campus Natal-Zona Leste, em formato híbrido e contou com a participação da comunidade do IFRN. Ao longo dos três dias participaram 122 inscritos entre gestores, servidores e estudantes. O alcance da palestra de abertura chegou a 298 pessoas e o encerramento a 103. Avelino Lima, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, fez um balanço da atividade: “ A principal atividade foi o compartilhamento de ações exitosas de grupos de pesquisa do IFRN. O saldo é o enriquecimento recíproco entre os pesquisadores participantes, que puderam conhecer boas práticas de gestão de grupos de pesquisa. Assim, podem se aperfeiçoar, fazer novas parcerias e compreender a pesquisa como princípio educativo, como preconiza o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do IFRN”.

III Simpósio grupos de pesquisa 2

simpósio