Comitê de Ensino

Gestores se reúnem para discutir políticas e ações de ensino

Nesta edição, foram abordados temas como carga horária docente, transferência de alunos e outros

Publicada em 11/08/2016 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Cerca de 30 dirigentes se reuniram no primeiro dia do Comitê Nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de agosto, gestores da área acadêmica se reuniram para mais uma edição do Comitê de Ensino (Coen). O grupo é formado pelos diretores acadêmicos dos campi e pelos dirigentes da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFRN e se reúne pelo menos 4 vezes ao ano. Desta vez, o encontro foi no Campus de Educação a Distância (EaD).

As discussões começaram pela proposta de um novo concurso público de professores. A intenção é que o edital seja publicado ainda neste ano. À tarde, os diretores analisaram a Portaria 17/2016 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), avaliando os impactos nos normativos internos. "Precisamos levar essa discussão para a nossa procuradoria jurídica, como também campus a campus e ao sindicato dos servidores, pois é relacionada diretamente a nossa carreira", pontuou o pró-reitor Agamenon Tavares.

O Coen é um órgão de assessoramento da Proen. O grupo tem o desafio de orientar as ações e políticas do ensino de 21 campi, que atendem a cerca de 30 mil alunos. "Além disso, é o momento de compartilharmos experiências e aprendermos uns com os outros", completou o pró-reitor.

"Estamos discutindo também a reformulação da nossa Organização Didática e do Projeto Político Pedagógico, em busca de atendermos melhor à realidade dessa Instituição multicampi", comentou Ticiana Cunha, diretora pedagógica da Proen. Nesta quinta-feira (11), ela falou sobre a normativa para transferência de alunos.

Na sexta (12), os procedimentos não só de transferência, como também de reingresso serão discutidos por Gilmara Azevedo, do Campus João Câmara; Filipe Quintaes, de Parnamirim; Allyson Freire, do Campus Natal-Central, e Flávio Ferreira, de Canguaretama. Flávio também vai coordenar as discussões sobre redefinições da Educação de Jovens e Adultos (ProEJA).

Luzimar Barbalho, do Campus Natal-Central; Breno Amorim, de Ceará-Mirim, e Elionardo de Almeida, de Currais Novos, vão apresentar as propostas para os calendários letivos de 2017.1, 2017.2 e 2018.1. Outra questão a ser debatida ainda na sexta é a educação inclusiva e Libras, a partir de Albérico Souza, do Campus de Educação a Distância.