Parceria na educação

IFRN se reúne com a Secretaria de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN

Museu do Esporte e capacitação profissional foram abordados

Publicada por Luciano Silva em 03/08/2023 Atualizada há 9 meses, 2 semanas

A Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu, na tarde da última terça-feira (1º), a visita da Secretaria de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec/RN). O objetivo foi estreitar relações com o Governo do estado e desenvolver projetos em parceria com a pasta.

Entre as pautas abordadas durante o encontro esteve a construção do projeto para a construção do Museu do Esporte e a reserva de vagas para servidores da Seec/RN em cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto, a fim de contribuir para o desenvolvimento da educação profissional no estado.

Para o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, a reunião junto à Seec/RN foi “fundamental, primeiramente, para mostrar à Secretaria a possibilidade de ofertar capacitação para os professores da rede estadual e realizar ações que possam complementar a formação dos estudantes da rede estadual junto com o IFRN”.

Como explica a secretária de Educação do Estado, Socorro Batista, a reunião teve o objetivo de aprofundar a parceria entre a Secretaria e o IFRN em áreas como Esporte e Lazer, Educação Profissional e Educação Especial. “São várias as temáticas que nós temos em comum. Ambas as instituições têm potencial para colaborar entre si”.

Pelo IFRN, além do reitor do Instituto, José Arnóbio; estiveram presentes a pró-reitora de Extensão, professora Samira Delgado; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Avelino Lima; a pedagoga Amélia Reis, representando a Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN); e o professor Thiago Medeiro, também da Proen.

Já pela Secretaria de Educação do RN, marcaram presença a secretária de Educação, Socorro Batista; a secretária adjunta Cleonice Kozerski; o subsecretário de Educação, Flaubert Fernandes; o subsecretário de Esporte e Lazer, Cezar Nunes; a coordenadora de Planejamento da Subsecretaria de Esporte e Lazer, Danielle Xavier; o chefe de Gabinete, Matheus Peixoto; a subcoordenador de Educação Especial, Maria do Carmo; a subcoordenador de Educação Profissional, Sayonara Rêgo; e, representando a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar, Amilka Lima.

Desdobramentos

Ainda neste mês de agosto, uma nova reunião será realizada para dar continuidade às tratativas de novas parcerias entre as instituições. Segundo a coordenadora pedagógica do IFRN, pedagoga Amélia Reis, as ações discutidas vão contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no estado.