Liderança

EntreOlhares: IFRN reúne gestores para atividade de formação voltada à liderança

Programação capacitou servidores na gestores dos campi e da Reitoria do Instituto

Publicada por Habyner Lima em 14/03/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou a atividade de formação voltada a liderança, intitulada “EntreOlhares”. As ações foram focadas no desenvolvimento e troca de experiências entre os gestores, diretores sistêmicos, pró-reitores e diretores gerais dos campi e da Reitoria do IFRN, abordando as rotinas e particularidades de cada unidade, discutindo a liderança, resolução de conflitos, além de desenvolver habilidades interpessoais e promovendo um ambiente de trabalho saudável.

A proposta de imersão para liderança teve como objetivo promover a reflexão sobre a atividade de trabalho desses gestores, convidando-os a lançarem seus olhares para si mesmos e para suas equipes a luz dos aspectos socioemocionais presentes nessas relações. A programação aconteceu em três momentos: em 4 de março, na Reitoria do IFRN e, em 11 e 12/3 de 2024 no Holiday Inn Natal.

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, destacou a importância da programação: “O momento foi excelente, para que pudéssemos discutir sobre questões que são comuns ao nosso dia a dia e ainda nos integrar. Avalio como muito positivo para o nosso desenvolvimento como gestores”, declarou.

Entreolhares

Troca de experiências

Emanuel Oliveira, diretor-geral do Campus Pau dos Ferros, comentou sobre as reflexões que a atividade pôde proporcionar: “O momento que a gente teve foi muito importante para que nós gestores pudéssemos olhar com outras perspectivas para nossas atividades cotidianas à frente da gestão em nossa instituição. E isso de uma forma mais sensível para nós mesmos, para os desafios que a gente passa, como as necessidades acadêmicas. Foi um momento de capacitação e também de reflexão que vai nos ajudar na condução da gestão”.

"Uma instituição feita para pessoas deve cuidar das pessoas que a fazem, e essa ação foi pensada e realizada com esse propósito", disse Lorena Faustino, diretora de gestão de pessoas do IFRN.

Já para o diretor-geral do Campus Santa Cruz, Vinicius Carvalho, a formação para os gestores demonstrou o cuidado do IFRN com os campi: “A imersão para lideranças foi um momento muito importante para formação de gestores do IFRN, demonstrando o cuidado da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE) com os servidores. Isso porque a ação foi elaborada especialmente para esse grupo, atuando diretamente em pontos identificados em momento de diagnóstico anterior, acredito que essa formação proporcionará avanços nas relações de trabalho na instituição”, concluiu.

gestão
entreolhares