EVENTO

Editora IFRN promove Encontro ABEU Nordeste 2019

Evento reúne editoras universitárias de toda a região

Publicada em 28/03/2019 Atualizada há 1 ano

Segundo Rita Virgínia (à esq.), esses encontros anuais são fundamentais para o desenvolvimento das editoras universitárias; Kadidja (à dir.) acredita que encontros desse porte possibilitam o fortalecimento da produção editorial

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFRN, por meio da Editora IFRN, realiza hoje (28) e nesta sexta-feira (29) o Encontro da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) Nordeste 2019, no auditório da Reitoria do Instituto. Com o tema O Papel Social da Editora Universitária, a ocasião reúne diversas representações da Região Nordeste, sendo de relevante importância para o compartilhar de ações desenvolvidas pelas editoras filiadas, se caracterizando como momento de refletir sobre o trabalho editorial universitário e também socializar desafios que são frutos desse trabalho.

Conforme Kadydja Chagas, coordenadora da Editora IFRN, encontros desse porte possibilitam o fortalecimento da produção editorial em nível regional, por promoverem mais visibilidade para as filiadas: “por meio do compartilhamento de ideias, temos uma qualidade cada vez maior do trabalho que desenvolvemos, proporcionando o estabelecimento de parcerias que podem surgir do intercâmbio entre as editoras”, afirma.

O evento conta com mesas redondas, curso técnico e reuniões durante sua programação, que teve início às 8h de hoje e termina na tarde do dia 29, com a reunião da ABEU Nordeste.

Intercâmbio de conhecimentos

Para Danilo Regis, diretor da Editora do IFPB, a experiência tem sido satisfatória: “estamos discutindo muito a questão dos sistemas que serão utilizados para os livros e repositórios digitais. São coisas que nós, das editoras, ainda estamos aprendendo. Quanto mais informações nós recebermos, melhor faremos a Editora”, relata. Em 2018, o Encontro ABEU Nordeste foi sediado no IFPB, em João Pessoa: “este ano, nós estamos aqui para trocar informações, receber de outras editoras o que elas têm feito e o que elas podem trazer de bom”, diz.

De acordo com Rita Virgínia, diretora regional da ABEU, esses encontros anuais são fundamentais para o desenvolvimento das editoras universitárias: “esse acolhimento do IFRN agrega as editoras não só do Nordeste, temos hoje a participação de editoras de outros estados, o que, para nós, é muito importante”, declara. “A expectativa é de formação de novas parcerias, desenvolvimento de novos projetos, renovação da atividade diária das editoras por meio da aquisição de novos conhecimentos”, completa.

“Nos sentimos apoiados, tanto pelo reitor do IFRN, Wyllys Farkat, como pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo, e, com esse apoio da gestão, nós temos facilidade e eficiência em nossas publicações científicas. Isso nos dá um mérito, hoje, enquanto editora do IFRN, um destaque nacional em relação às nossas publicações científicas” conclui Kadydja.

pesquisa
servidores