Ateliê a Céu Aberto tem inscrições abertas até segunda-feira (13)

Evento que celebra o Dia Nacional do Artista Plástico vai acontecer no dia 24 de novembro, no Campus Natal-Cidade Alta

Publicada por Max Praxedes em 10/11/2023 Atualizada há 6 meses

O mais tradicional evento de artes visuais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com inscrições abertas até segunda-feira, dia 13 de novembro. O Ateliê a Céu Aberto, ação que inclui a comemoração do Dia Nacional do Artista Plástico e a realização do 10º Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais, vai acontecer no dia 24 de novembro deste ano, no Campus Natal-Cidade Alta.

O Ateliê a Céu Aberto tem como objetivo promover a apropriação dos espaços artístico-culturais por artistas e comunidade enquanto lugares de produção artística e fruição estética, exposição de obras, reflexão, apreciação crítica, diálogos, mediação, troca de saberes, manifestações e performances no universo das artes visuais, na cidade de Natal/RN, ampliando a relação dialógica com a diversidade de linguagens, expressões de artistas e coletivos locais, nacionais e internacionais, assegurando formação estética, convivência pacífica, igualdade de acesso e garantia do direito social à cultura.

Ateliê a Céu Aberto 2023

Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais

O evento promoverá um concurso destinado à artistas, autodidatas, profissionais, alunos, aprendizes e demais participantes, maiores de 16 anos: o 10º Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais. O concurso tem como foco congregar artistas em torno da arte, promover o diálogo entre críticos, professoras/professores e estudantes e público em geral, fortalecendo a troca de experiências entre artistas e público e a diversidade cultural do Rio Grande do Norte.

Ainda no âmbito do concurso, o evento conta com a categoria Artista Jovem, com objetivo de oportunizar a expressão espontânea, com a participação de crianças e adolescentes de até 16 (dezesseis) anos. A participação na categoria contempla apenas a emissão de certificado de participação, não estando os artistas concorrendo a quaisquer uma das premiações.

A ação uma realização da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) com um projeto de extensão do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN.

Inscrições

Os artistas que pretendem participar da 12º edição do Ateliê a Céu Aberto devem se inscrever presencialmente no Campus Natal-Cidade Alta ou virtualmente, por meio de um formulário on-line (Google Forms).

As inscrições presenciais serão realizadas de 7 a 10 de novembro, no horário das 13h às 18h, na Sala da Coordenação de Extensão do Campus, localizado na Rua das Donzelas, nº 135, Rocas, Natal/RN. Para a inscrição presencial, o artista deverá apresentar documento oficial de identificação com foto e fornecer os dados necessários ao preenchimento do formulário de inscrição, a saber: dados pessoais de identificação, dados bancários e endereço.

As inscrições são gratuitas e abertas aos artistas interessados em participar do concurso, que oferecerá o 10º Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais. Cada artista poderá́ concorrer com um único trabalho na área de artes visuais, com o tema “Povos originários”. A lista contendo os nomes dos artistas com inscrições confirmadas será divulgada por meio do Instagram do evento.

Participação

A participação de artistas com inscrições confirmadas no 10º Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais depende da presença na quadra poliesportiva do Campus, no dia 24 de novembro deste ano, quando deverá comparecer, a partir das 8h, na secretaria do evento para realizar seu credenciamento, apresentando documento de identificação com foto, estar munido de tela, papel, madeira ou qualquer outro suporte, de instrumentos, dispositivos eletrônicos (tablets, mesas digitalizadores) e materiais necessários à execução da obra.

Cada artista poderá apresentar apenas um trabalho concorrente ao 10º Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais, assinando sua produção com seu nome e acrescentando a data de 24 de novembro de 2023, de modo a identificar sua autoria. Serão aceitos trabalhos inéditos em artes visuais sobre diferentes suportes e meios, que utilizem distintos materiais e técnicas, em diversos tamanhos, executados durante o período de duração do evento Ateliê a Céu Aberto 2023, conforme horário previsto no item 2.2 do edital.

Premiações

Serão classificados e premiados, de acordo com a avaliação da comissão julgadora, cinco trabalhos com os seguintes valores:

• 1º Lugar: prêmio no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais);
  • 2º Lugar: prêmio no valor de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais);
  • 3º Lugar: prêmio no valor de R$ 1.600,00 (um mil e seiscentos reais);
  • 4º Lugar: prêmio no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais);
  • 5º Lugar: prêmio no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais).

O artista com maior número de votos no júri popular receberá um prêmio no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

A novidade deste ano é a ampliação da premiação de participação no valor de R$ 200,00 para 40 (quarenta) artistas que tiverem o maior número de participações em edições anteriores do Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais.

Acesse:

Ateliê