Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Alunos do IFRN desenvolvem projeto para reabilitação de pacientes pós AVC
CAMPUS SANTA CRUZ

Alunos do IFRN desenvolvem projeto para reabilitação de pacientes pós AVC

01/08/2019 - 'Player Feedback' é o nome da ferramenta tecnológica resultante do projeto de pesquisa

Alunos do IFRN desenvolvem projeto para reabilitação de pacientes pós AVC

Hudson, Jamili e Andriely, respectivamente

Os alunos do IFRN - Campus Santa Cruz em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde da UFRN (Facisa), desenvolveram em projeto de pesquisa um equipamento para pacientes no quadro de pós - Acidente Vascular Cerebral (AVC). Como consequência do AVC, a pessoa lesionada adquire hemiparesia (um dos lados do corpo paralisado) e, a ferramenta fisioterapêutica então chamada de "Player Feedback", trabalha através de estímulos às partes motoras e cognitivas. 

O funcionamento da ferramenta se dá através da gameficação – uma espécie de jogo –, onde o paciente acompanha sua evolução através de pontuação com objetivo de tornar a ferramenta estimulante e atrativa. Uma de suas funções é quantificar o tempo de resposta do paciente ao estímulo visual, para propiciar um tratamento fisioterápico com precisão na geração de dados e evolução do quadro clínico do paciente. Além disso, sua estrutura é desenvolvida em MDF e conta com cinco circuitos de LED, contudo, a pretensão é substituir o MDF por Acrílico para ampliar as possibilidades de efetuar melhorias devido às características do segundo material.

Andriely Nunes, Hudson Andrade e Jamili Medeiros são alunos do curso de Informática do IFRN e atuam no desenvolvimento do projeto, que é coordenado pelo professor Paulo Augusto de Lima Filho. "Todo integrante está engajado com o projeto, desde o desenvolvimento de circuitos, códigos e artigos", disse Andriely Nunes. "Como sendo uma parceria com a Facisa, o projeto nos dá a oportunidade de ter contato com orientadores e alunos da pós-graduação em Fisioterapia. Passamos a entender coisas novas, aprender sobre o AVC e em como podemos ajudar a medicina com a tecnologia", relata. A aluna também destaca a formação acadêmica que o Instituto proporciona nesse cenário: "A educação pode nos levar longe e o IFRN é uma escola que nos oferece uma formação completa. Com isso, os projetos que desenvolvemos no Campus, nos auxiliam a construir um bom futuro. Não só para nós, mas para a comunidade", conclui. 

O professor Rodrigo Barreto, um dos pesquisadores que participaram do projeto, acredita que, "é muito importante desenvolver esses projetos de parceria para estimular o desenvolvimento da região, além de propiciar o amadurecimento do aluno no aprender, na busca científica e na prática da pesquisa", disse. O grupo ainda destaca a importância de divulgar o trabalho: "Estamos submetendo o projeto para publicação e também fizemos submissão para a Secitex, pois é muito importante e gratificante ter um trabalho publicado e apresentado à comunidade, nos abrindo oportunidades no futuro". 

Ao final, espera-se construir dois equipamentos, deixando um na Facisa e outro no IFRN - Campus Santa Cruz, para fins de estudo.

 

 

Ações do documento

Tags: ,
Página em carregamento