Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

5ª OBAP

Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Agropecuária

A competição é para alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes em Agropecuária, Agricultura, Agroecologia, Zootecnia, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria e dos cursos do eixo tecnológico Recursos Naturais.

Publicada em 17/04/2015 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O evento, realizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)  está em sua 5ªedição e tem como tema "Solo: base e fonte de vida". A escolha do tema é uma referência ao Ano Internacional dos Solos, comemorado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU). 

A OBAP é uma competição de conhecimentos que reúne alunos de todo o país. A proposta do evento é estimular jovens do ensino médio e técnico em atividades de pesquisa e de inovação. Além de envolvê-los em ações de desenvolvimento regional e produção de tecnologias que resultem em benefícios para a comunidade.

Como participar

As equipes devem ser compostas por quatro pessoas de uma mesma instituição, com a participação obrigatória de um orientador e três alunos de ensino médio/técnico ou subsequente em regime integrado ou concomitante. Os alunos devem estar regularmente matriculados e o orientador pode ser professor ou técnico-administrativo.

A inscrição de cada grupo custa R$ 20 e deve ser feita, exclusivamente, pelo endereço www.obap.agr.br, no período de 15 de abril a 30 de maio de 2015. O orientador será o representante oficial para realizá-la. As instituições podem inscrever mais de uma equipe.

Fases da competição

A competição é realizada em três fases, as duas primeiras etapas ocorrem no ambiente virtual pela plataforma Moodle, com testes de múltipla escolha, onde são avaliados os conhecimentos nas áreas descritas no conteúdo programático. A última etapa é presencial, composta por prova teórica e prática, assim como na edição anterior. A fase presencial desse ano, ocorrerá no Câmpus Poços de Caldas nos dias 23 e 24 de outubro. 

Todos os grupos participantes receberão certificados. As equipes vencedoras serão premiadas com medalhas e troféus. Os alunos medalhistas de ouro  serão convidados a participar da seletiva para compor a equipe mista que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO), que será realizada no Japão no ano de 2016.

Mais informações no site da competição.