ETAL

Encontro de Tecnologia do Alto Oeste Potiguar chega à sua 3ª edição

Programação teve início ontem (10) e foi até a noite de hoje, 11, atraindo entusiastas do mundo da tecnologia

Publicada em 11/12/2018 Atualizada há 1 ano

Novidade da 3ª edição do ETAL foi a 1ª Competição de Robótica do Alto Oeste Potiguar. Foto: Ryam Sousa.

A cada edição, o Encontro de Tecnologia do Alto Oeste Potiguar, o ETAL, atrai cada vez mais olhares de estudantes, professores, pesquisadores e até da comunidade externa que possuem entusiasmo com o universo tecnológico.

O ETAL tem trazido ao Sertão do Alto Oeste potiguar uma programação de qualidade. evento traz com uma variada programação contando com palestras, conferências internacionais, minicursos, mesas-redondas, além de desafios competitivos aos estudantes.

A abertura do evento aconteceu na manhã de ontem (10), com a palestra "Inovação, Empreendedorismo e Inclusão: o Caso do Instituto Metrópole Digital", proferida pelo Professor Dr. Ivonildo Rêgo, Diretor do IMD, da UFRN.

O Coordenador do 3º ETAL, e também Coordenador do Curso Técnico em Informática, Professor Elenilson Vieira, comenta a importância e sucesso do evento: "O ETAL é um evento de grande importância não só para os nossos alunos, como também para toda a comunidade da região. Pensando nisso, houve um esforço muito grande de toda a equipe para termos uma excelente programação nessa 3ª edição, que contou com palestrantes locais e de fora, para que os participantes pudessem tomar as melhores escolhas seja de ficar aqui ou sair de Pau dos Ferros, tomando uma decisão baseada nas oportunidades existentes", comenta Elenilson.

"Destacamos a presença de dois palestrantes internacionais, um no Observatório de Genebra, na Suíça [via conferência]; e o outro no Google [conferência da Califórnia (EUA)], já que trabalhar lá é um sonho de muitos que fazem Informática. A Maratona de Programação e a Competição de Robótica mostraram aos alunos que é possível se destacar em olimpíadas nacionais e esperamos formar boas equipes para 2019. Os feedbacks recebidos do 3º ETAL foram ótimos e o evento foi um sucesso. Agradecemos a todos pela participação!", detalha o Coordenador.

Resultados das competições

A coordenação do ETAL divulgou os resultados das competições do evento:

1ª Competição de Robótica
1º lugar: Equipe Rocket (José Matheus e Gentil Álison);
2º lugar: Equipe Os Bugadores (Lucas Guimarães e Kettily Medeiros);
3º lugar: Equipe Deltalento (Gentil Kadson e Isadora Bessa).

2ª Competição de Jogos Eletrônicos
PES
1º lugar - Thiago Emanoel;
2º lugar - Matheus Francisco;
3º lugar - Vinicius Francoes.

Bomberman
1º lugar - Lucas Mateus;
2º lugar - Roldão Gameleira;
3º lugar - Jonhy Everton.
Mario Kart
1º lugar - Damião Teodósio;
2º lugar - Lucas Mateus;
}3º lugar - João Emanuel.

3ª Maratona de Programação
1º lugar - Equipe MC Lan Novamente IFPB (Gabriel Aragão e Amanda Kelly);
2º lugar - Equipe IRINEU IFRN PDF (Eduardo Almeida e João Pedro);
3º lugar - Equipe Klinger IFRN PDF (Maria Eliza e Bruno Kaike).

A premiação e entrega de certificados serão realizadas na manhã do próximo sábado (15), durante a Cerimônia de Encerramento e Premiação da EXPOTEC, que será realizada no Auditório Ariano Suassuna.

A programação do ETAL, entre outras informações, podem ser obtidas no site da EXPOTEC e eventos agregados, que é http://eventos.ifrn.edu.br/expotecpf/ .

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
09/11/2018:Terceira Maratona de Programação do ETAL abre inscrições.
03/12/2018:IFRN em Pau dos Ferros abre mais de 600 vagas em minicursos e oficinas gratuitas.
31/10/2018: Maior evento do Campus Pau dos Ferros acontece em dezembro e já recebe inscrições de trabalhos.