Projeto do campus é concluído com vasta produção científica

Desenvolvido na área da Informática

Publicada em 24/11/2017 Atualizada há 1 ano

No início deste mês de novembro, entre os dias 8 e 10, o professor de Sistemas de Informação, Fábio Procópio, participou do IV Congresso Latino Americano de Inteligência Computacional (Latin American Conference on Computational Intelligence (LA-CCI)) e, neste evento, teve oportunidade de apresentar mais um artigo, produzido através do desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado “Uma Variante do Algoritmo Firefly Baseada em Serendipidade”. Este projeto foi composto pelo referido professor e pelos alunos Marcos Marcone e Izabele Leite que concluíram, no ano passado, o curso técnico integrado em Informática. Atualmente, Marcos é estudante da Escola de Ciência e Tecnologia e Izabele de Engenharia Química, ambos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O projeto foi executado entre o mês de maio e dezembro de 2016. O professor Fábio explica que, dentro do projeto, inicialmente, tinha-se como meta a produção de um artigo para submeter ao XIII Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, a ser realizado em outubro de 2017. Para isso, os alunos foram orientados a estudar conceitos relacionados aos processos de otimização e às meta-heurísticas inspiradas na natureza. Ele salienta que, na área de engenharia, é bastante comum a utilização de meta-heurísticas para resolver problemas complexos de otimização.

Ao longo do desenvolvimento do projeto foram produzidos vários artigos, conforme relatado pelo professor:

“O primeiro artigo produzido foi apresentado no XI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI 2016), em dezembro, o qual propôs uma variante da meta-heurística inspirada na ecolocalização dos morcegos usando Aprendizagem Baseada em Oposição. O segundo artigo foi aceito na revista HOLOS, no prelo, que trata de um breve estudo comparativo entre o Algoritmo do Morcego e o Algoritmo do Vaga-lume. Já o terceiro artigo foi apresentado na 8ª edição do Computer on the Beach (CotB 2017), ocorrido em maio, propondo uma variante do Algoritmo de Polinização das Flores combinada à Aprendizagem Baseada em Oposição.

O quarto artigo foi aceito no Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2017), ocorrido em outubro, o qual apresentou o Algoritmo do Morcego baseado na Mutação de Michalewicz. Em outubro de 2017, o quinto artigo foi apresentado no congresso almejado desde o início do projeto: o XIII Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional.  O trabalho combinou o conceito de serendipidade com a meta-heurística inspirada no processo de polinização das flores.

Por fim, o último trabalho foi apresentado no LA-CCI 2017, que é apoiado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), ocorrido em novembro, propondo a combinação do Algoritmo do Morcego com a Aprendizagem Baseada em Oposição Elite e com a Mutação de Cauchy”.

O professor ressalta que, no momento, ele e os alunos estão aguardando o resultado da submissão de um novo artigo, enviado à 9ª edição do Computer on the Beach (CotB 2018), o qual propõe uma nova abordagem do Algoritmo do Vaga-lume. Este artigo encerrará o ciclo de produção resultante do projeto executado com os alunos Marcos Marcone e Izabele Leite.

Durante a 4ª edição do LA-CCI, o professor Fábio pôde avaliar de forma geral o projeto. Ele diz: “Fiquei muito feliz quando um aluno de doutorado me apresentou à sua orientadora falando do trabalho de Marcos e Izabele. Ao fim dos cumprimentos, a professora me disse: ‘Vocês do Instituto Federal estão de parabéns por estimular alunos do ensino médio a pesquisar o que os meus alunos de doutorado estudam’. Para mim, a fala da professora foi um indicativo de que o nosso campus está realizando pesquisa de ponta. Particularmente, eu acredito que os dois alunos atingiram maturidade suficiente para realizar pesquisas acadêmicas com qualidade”.

extensao
servidores