Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Cinearte acontece em Escola Municipal

Ação realizada na segunda-feira (4)

Publicada em 07/12/2018 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Crédito: Nair Alves

Na segunda-feira(4), o CINEARTE fez sua primeira exibição de filme nacional em uma escola Municipal de Parnamirim. O Cinearte é uma ação do Núcleo de Arte do IFRN Campus Parnamirim (Nuarte) que tem como objetivo realizar exibições mensais de filmes em sessões dialogadas neste campus e em escolas públicas da região, e é coordenado pela professora Izanny Brito, da disciplina de Artes Visuais, e composto, também, por alunos dos cursos técnicos integrados de Informática e Mecatrônica. Esta equipe se reúne, quinzenalmente, para planejar as ações deste projeto. A professora Izzany explica que trata-se de “uma atividade multidisciplinar de formação, ao mesmo tempo em que realiza oficinas sobre cinema com crianças e adolescentes em escolas públicas do entorno do Campus”. 

Nesta perspectiva, no dia 4 de dezembro, as crianças do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Gomes da Costa Neto, no bairro da Liberdade/Parnamirim, assistiram o filme de animação “O menino e o mundo”, do diretor Alê Abreu. Em seguida, foi realizado um debate e uma oficina de cinema com eles, na qual criaram um flip book ou cinema de bolso, que é uma coleção de imagens sequenciadas que vão variando gradualmente. 

Avaliando esta ação, a professora Anhi Alves, do 3º ano da referida escola, diz que ela foi importante por proporcionar às crianças conhecerem novas formas de assistirem filmes em um estilo de desenho animado diferente, sendo contagiante e compreendido por elas. Para ela, as crianças, nesse dia, se divertiram, participaram ativamente do momento e aprenderam sobre cinema.

Nesta ação extensionista, estiveram presentes os alunos Deisyleny Macedo, Gabriela Batista, Wygna Xavier e Paulo Roberto. Para a professora Izzany esta foi uma atividade de extrema importância, não somente para as crianças, como também para o projeto CINEARTE e seus componentes.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas