Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

robocup

Alunos do Campus Parnamirim participam do Robocup 2014

A programação acontece de 19 a 25 de julho no Centro de Convenções de João Pessoa

Publicada em 15/07/2014 Atualizada há 1 ano

Na manhã de hoje (22), alunos do Campus Parnamirim partiram em uma viagem rumo a cidade de João Pessoa para participarem da RoboCup 2014, a Copa do Mundo dos robôs.  O evento vem no rastro da Copa do Mundo (de humanos) e reunirá 45 países e 400 equipes na capital paraibana. No entanto, as competições entre os craques robôs da RoboCup, que é um dos maiores eventos de robótica do mundo, só acontecem de 21 a 24 deste mês. 

O evento começou dia 19, mas a programação é extensa e recheada de workshops e palestras, um dos principais destaques da programação do simpósio da RoboCup é a apresentação de Rodney Brooks, criador do aspirador de pó Roomba, robô doméstico de maior sucesso comercial no mundo. Brooks é ex-diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT – Massachussets Institute of Technology e fundador da iRobot. Em sua palestra, ele vai abordar a inserção de robôs no ambiente de trabalho. Os alunos do IFRN Parnamirim, acompanhados dos professores Álvaro e João Moreno, terão a oportunidade de assistir duas palestras com pesquisadores convidados de renome internacional, apresentações de artigos e um workshop de Educação em Robótica. 

Considerada a copa do mundo da robótica inteligente, o evento foi criado em 1997 no Japão com o objetivo de construir um time de robôs que pudesse ganhar uma partida contra a seleção vencedora da Copa do Mundo da Fifa. A previsão é de que o objetivo seja alcançado em 2050.

 

Na principal categoria da Robocup, robôs totalmente independentes e livres de controles remotos disputarão um campeonato de futebol, em times representados por universidades selecionadas de 45 países. Os robôs devem obedecer às mesmas regras de um jogo de futebol convencional, com dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas e até cobrança de lateral. Os jogos serão observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô. A competição de futebol é dividida em cinco categorias principais, além de subcategorias.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas