EXTENSÃO

Servidora do IFRN Campus Parelhas realiza palestra na Escola Estadual Doutor Mauro Medeiros

Palestra aconteceu ontem (18).

Publicada em 19/08/2015 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Na noite do dia 18 de agosto, a convite da Escola Estadual Doutor Mauro Medeiros, a Técnica em Assuntos Educacionais, Luana Sobral, palestrou acerca da “Cidadania e Inclusão Social” para educandos vinculados à EJA, professores e demais funcionários da Escola. A tônica da palestra foi a interação entre os educandos e a pedagoga do Campus Avançado Parelhas.

Com um título provocador: “Estudo para ser alguém na vida!”, Luana Sobral propôs aos educandos que refletissem sobre as razões pelas quais haviam interrompido os estudos e por que retornaram à escola posteriormente. Em seu discurso, ela enfatizou também o valor e a condição de sujeitos de saberes de cada um independente do grau de instrução. Contudo, ressaltou que a educação escolar é o meio imprescindível para se conquistar e usufruir a cidadania plena, uma vez que estamos numa sociedade grafocêntrica.

A noite também foi permeada por relatos de experiências dos educandos, que por sua condição de trabalhador e/ou dona de casa, não vivenciaram a escola por longos períodos ou a vivenciaram de forma intermitente, mas que agora encontram na EJA a oportunidade de retomarem seus estudos e se sentirem ainda mais sujeitos de direitos.

Em suma, a participação de Luana Sobral junto à comunidade externa representou a marca que todos os servidores do IFRN Parelhas almejam construir, isto é, um campus em permanente diálogo com a população local e regional, trocando saberes e experiências.

extensao