Campus promove a I Semana da Consciência Negra

O evento ocorreu no período de 20 a 26 de novembro

Publicada em 03/12/2015 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Entre os dias 20 e 26 de novembro, o IFRN Parelhas, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), em parceria com a comunidade “Negros da Boa Vista”, Ponto de Cultura e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Parelhas, promoveu a I Semana da Consciência Negra.

Em 21 de novembro, o professor de Sociologia José Cleyton esteve presente na comunidade “Negros da Boa Vista” para divulgar as formas de ingresso nos cursos ofertados no IFRN Parelhas e palestrar sobre a política de cotas sociais e raciais deste Instituto.

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, o ponto de cultura de Parelhas, com o apoio dos professores José Cleyton e João Paulo, professor de História, realizou diferentes atividades pedagógicas de enfrentamento à discriminação étnico-racial nas escolas municipais e estaduais da região.

A culminância do evento foi realizada no dia 26, com uma aula interdisciplinar de Sociologia, Língua Portuguesa e História. Na ocasião, o professor de Língua Portuguesa, Kléber Santos, comentou sobre a presença da cultura africana na formação da literatura brasileira, após a narração de uma história realizada por Jeane Azevedo, membro do Ponto de Cultura de Parelhas. Em seguida, houve a apresentação do grupo “Afroreggaeiros” da comunidade Boa Vista e um bate-papo com Preta, liderança da comunidade Boa Vista, o professor de História, o pesquisador Sebastião e os alunos do IFRN Parelhas.

extensao