Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

FORMATURA

Em tarde de festa, Campus forma mais 112 técnicos de nível médio

Cerimônia realizada no sábado (13) reuniu servidores, autoridades e convidados dos formandos

Publicada em 16/04/2019 Atualizada há 1 ano

"Não consigo viver mais sem esta escola. Dedico esta vitória aos meus professores", disse Narcisa (64), antes, 30 anos sem estudar

A emoção marcou a Cerimônia de Formatura dos Cursos Técnicos em Comércio, Eletrônica, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Guia de Turismo e Secretaria Escolar do Campus, das modalidades integrado, subsequente, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a distância (EaD). Com o ginásio poliesportivo do Instituto lotado, com cerca de 600 pessoas, além dos 112 concluintes, a solenidade reuniu, na tarde de sábado (13), parentes e amigos dos formandos, professores, técnicos-administrativos e autoridades institucionais. 

A cerimônia, presidida pelo pró-reitor de Ensino do IFRN, Agamenon Henrique de Carvalho Tavares – que na ocasião representou o reitor do Instituto – reuniu também na mesa de honra o diretor-geral do Campus Zona Norte, Valdemberg Magno do Nascimento Pessoa, o diretor acadêmico, Edmilson Barbalho Campus Neto, e a paraninfa da turma da manhã do Curso Técnico Integrado em Eletrônica, Liliane de Lima Gurgel. O diretor-geral do Campus Natal - Zona Leste – outrora Campus EaD – Alexsandro Paulino de Oliveira também ocupou assento na mesa diretiva.

 

Alegria de pai para filha

Os alunos se apresentaram ao público acompanhados, em sua maioria, por familiares, que foram homenageados por terem contribuído para a sua formação. Lilian Silva, do Curso Técnico Integrado em Comércio, convidou o pai, o gesseiro Marcelo Fraga, que não escondeu a satisfação de ver de perto o momento especial da estudante. "Foi emocionante! É um motivo de orgulho ver minha filha concluir um curso, para o qual se preparou bastante, em uma instituição de ensino de qualidade que tanto colaborou para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Vê-la neste momento formada me faz sentir recompensado por todo esforço feito em relação aos seus estudos", disse, emocionado.

Lilian revelou que, como o pai, não conseguiu esconder a emoção durante a festa. "Foi marcante a entrada com meu pai, que é um dos meus maiores exemplos e meu incentivador. Outro momento importante da cerimônia foi quando, no fim, jogamos o capelo (chapéu de formatura) para cima, simbolizando a conclusão de uma etapa muito importante na nossa vida e o início de um novo ciclo", comentou a estudante.

 

De um lado superação. Do outro, esperança

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade aconteceu logo no início, durante a entrada dos concluintes no ginásio, para, segundo o rito da cerimônia, serem recebidos ao fim do tapete vermelho por paraninfos, patronos e coordenadores de curso. Neste instante, entrou em cena o aluno João Paulo Bezerra da Silva, que, em caráter excepcional, seguiu ao lado do professor Paulo de Tarso Silva Braga, paraninfo da turma do Curso Técnico em Comércio (EJA), da qual fazia parte. O jovem, de família humilde, meses antes, havia confidenciado a colegas o desejo de entrar ao lado do educador no dia desta que seria sua formatura. Porém, no fim de 2018, o MC RN, como é carinhosamente chamado pelos amigos, lesionou a coluna ao cair de uma árvore e, desde então, luta para recuperar o movimento dos membros inferiores.

"Não foi dessa vez [que consegui me formar]. O acidente ocorreu numa fase da minha vida em que tudo estava dando certo. Foi um balde de água fria. Mas foi emocionante poder entrar no ginásio para receber os alunos da minha turma, um sonho realizado. Isso vai me dar força para seguir na batalha, com fé, para superar essas dificuldades e voltar ao Campus para concluir o curso", revelou João Paulo.

"Tive a grata surpresa de, mesmo numa situação especial, entrar com João Paulo no ginásio. Estamos agora todos torcendo por sua recuperação", disse Paulo de Tarso.

 

Nunca se é tarde para aprender

O IFRN também fez a diferença na vida de Narcisa Félix (64), do Curso Técnico em Comércio, na forma EJA. Após ficar 30 anos sem estudar, ela decidiu se preparar para ingressar no curso que acabou de concluir e não se arrependeu. "Graças a Deus, deu tudo certo. Eu tive muita dificuldade no início, mas muita gente confiou em mim e me ajudou. Hoje eu me sinto motivada para seguir meus estudos, até porque descobri que me sinto bem em sala de aula. Me apeguei a este lugar e aos professores, que são altamente qualificados. Não consigo viver mais sem esta escola. Dedico esta vitória, que não é só minha, aos meus professores", contou a estudante.

Ela admitiu que se sentiu acolhida quando precisou, recebendo apoio para concluir o curso. "Pensei em desistir algumas vezes. Muitas vezes chorei, pois não é fácil trabalhar, estudar e ainda ser dona de casa. Agradeço muito a um professor que sempre dizia para não desistir, e me dava força, e ao diretor, a quem eu tenho muito apreço. O apoio dos servidores, da Psicologia, e dos colegas de classe me ajudou a seguir em frente". Entre os apoiadores estava o professor Agamenon, hoje pró-reitor de Ensino, que lembrou à estudante de uma frase dita enquanto professor de Matemática da sua turma e diretor acadêmico do Campus Natal - Zona Norte, quatro anos atrás, que se cumpriria no sábado. "Lembra que eu disse que receberia você neste tapete vermelho? Parabéns, Narcisa, você conseguiu", discursou. 

No fim da cerimônia, já formada, a concluinte aproveitou a ocasião para elogiar a organização do evento: "Foi tudo muito bonito, muito organizado. Foi maravilhoso! Agradeço a vocês de todo o meu coração pela festa", concluiu.

 

A hora do discurso

No momento mais aguardado da formatura, a concluinte Mônica Fernandes falou, em seu discurso, sobre o privilégio de sair do IFRN com uma base educacional deixada por profissionais comprometidos com a educação. "É mérito nosso este diploma. Com muito entusiasmo, gostaria de dizer que foi conquistado com muito suor, muita dedicação e sacrifícios. Agora devemos entregar à sociedade o nosso melhor. Que levemos para a nossa vida pessoal e profissional o respeito, a eficiência e o profissionalismo", destacou.

Com a palavra, o diretor-geral ressaltou a importância do apoio, esforço e da dedicação dos concluintes para, finalmente, receberem o diploma de técnicos. "Estamos testemunhando um momento único e que representa muita coisa ao mesmo tempo. Um final e um novo começo. Uma despedida, mas também um encontro com uma nova etapa de vida, uma nova trajetória. Gostaria de dizer a vocês que, independente da escolha que façam, algumas palavras como amor, tolerância, justiça e esperança poderão ajudá-los a viver uma vida melhor, uma vida mais ética, uma vida compromissada com o todo que somos, pois uma das diretrizes dessa Casa de Educação é a transformação por meio da educação, para uma interferência positiva na sociedade". 

O dirigente se dirigiu também aos pais dos estudantes "de sangue e afeto". "Aqui se celebra o sucesso da educação que deram aos seus filhos. Mas saibam: daqui partirão para conquistar o mundo. Não duvidem disso, nunca!", discursou. No fim, voltou-se novamente para os formandos para dar um conselho. "Busquem ser felizes, mas lembrem-se: a felicidade tem relação maior com as atitudes do que com as circunstâncias. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de tentar, de recomeçar, de insistir. A verdadeira derrota é desistir. (...) O famoso navegador brasileiro Amyr Klink, que ao pensar seus projetos de vida, relacionados a imensidão do mar, não via a vastidão, a ilusória infinitude dos oceanos. Ele dizia: 'O mar não é um obstáculo... é um caminho!'.", concluiu.

 

Fim ou até logo?

Em clima de festa, após o encerramento da solenidade, os concluintes lançaram o capelo para o alto e comemoraram a conquista ao som de 'Agora Eu Quero Ir', da cantora e compositora Anavitória.

Para ver as fotos da solenidade, clique aqui.

 

Conteúdo relacionado:

08/04/2019 - Solenidade de conclusão dos cursos técnicos acontece no sábado (13)

08/04/2019 - Ginásio poliesportivo será interditado nos dias 12 e 13 de abril

04/04/2019 - Ensaio com concluintes acontece no ginásio neste sábado (6)

04/04/2019 - Sai lista definitiva de concluintes aptos para cerimônia de conclusão de curso

25/03/2019 - Divulgada lista de concluintes aptos para cerimônia de conclusão de curso

17/12/2018 - Comissão organizadora se reúne com concluintes na quarta-feira (19)