PESQUISA

Alunos representam o RN em congresso internacional no Peru

Projetos de tecnologia são de estudantes do ensino médio integrado em Informática

Publicada em 23/11/2016 Atualizada há 12 meses

Projetos TED Saúde e SmartGás usam kinect e internet das coisas para solução de problemas sociais e do cotidiano

Depois de um histórico de premiações científicas, até o dia 25 de novembro, três estudantes do Campus permanecem em Lima, no Peru, para uma grande missão: representar o Rio Grande do Norte no XVIII Feria Internacional de Ciéncia y Tecnología (CIENTEC 2016). O evento começou no dia 21 deste mês. Matheus Santos, Felipe Moraes e Gabriel Medeiros fazem o curso técnico integrado em Informática para Internet.

Esta é a primeira vez que fazem uma viagem internacional, como resultado dos trabalhos desenvolvidos junto ao Terminal Educativo Digital (TED), projeto desenvolvido no Campus, com coordenação dos professores Alba Lopes e Edmilson Campos. O projeto faz parte do grupo de pesquisa "Fases e Inovação".

O TED Saúde, apresentado no Peru por Felipe Morais, de 18 anos, foi o primeiro fruto do grupo de pesquisa. Em seguida veio o SmartGás, levado à capital peruana por Matheus e Gabriel, ambos com 17 anos. Os projetos usam a tecnologia para propor melhorias nas áreas de saúde e para o uso doméstico do gás de cozinha.

Através de um disposito Kinect, utilizado em aparelhos de vídeo games, o TED Saúde propõe intervenções educativas em salas de espera de consultórios médicos. Já com a ferramenta de internet das coisas, Matheus e Gabriel desenvolveram um aplicativo móvel que, conectado aos chamados botijões de gás, permite calcular o nível de gás ainda restante, permitindo um melhor controle das despesas domésticas. O dispositivo também ajuda a prevenir acidentes, pois calcula possíveis vazamentos. A internet das coisas propõe a hiper conexão entre objetos como eletrodomésticos e a internet.

A trajetória dos jovens estudantes, envolvidos desde o ensino médio com projetos de pesquisa, é recheada de prêmios:

TED Saúde

• Novembro, 2014: 1º lugar na categoria Informática da I MOCITECZN (Natal/RN) e credenciamento para FENECIT 2015 (Recife/PE);
  • Dezembro, 2015: Credenciamento para FEBRACE 2015 (São Paulo);
  • Novembro, 2015: 1º lugar na categoria Ciência da Computação da II MOCITECZN (Natal/RN) e credenciamento para a CIENTEC 2016 (Lima/Peru);
  • Abril, 2016: menção honrosa na categoria "Melhor artigo científico" do congresso científico Computer On The Beach 2016 (Florianopólis/SC);
  • Outubro, 2016: trabalho aceito no mais relevante congresso científico da área de IHC no Brasil, que acontece em São Paulo.​

SmartGás

• Abril, 2016: 1º lugar geral na modalidade "Trabalhos resumidos" do congresso científico Computer On The Beach 2016 (Florianopólis/SC);
  • Setembro, 2016: 1º lugar na categoria "Ciência e Engenharias" da FENECIT 2016 (Recife/PE) e credenciamento para a CIENTEC 2016 (Lima/Peru).

Conteúdo relacionado:

21/10/2016 - NovoJornal destaca participação de estudantes em congresso no Peru

28/09/2016 - Alunos participam de uma das principais mostras científicas do Nordeste

24/05/2016 - Jovens conquistam prêmios em mostra nacional de ciência e tecnologia

11/04/2016 - Alunos de Informática são premiados em congresso em Santa Catarina

05/04/2016 - Alunos participam de congresso de computação no sul do país