Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Zona Norte / Notícias / Alunos conquistam credenciamento para feira em evento internacional
PREMIAÇÃO

Alunos conquistam credenciamento para feira em evento internacional

04/08/2016 - "Foi uma experiência maravilhosa", revelou Jésua. Mostra aconteceu em Lisboa, Portugal

Alunos conquistam credenciamento para feira em evento internacional

Sob orientação do professor Marcus, dupla criou tipo de óculos que dá mais independência a pessoas com deficiência visual

Os alunos de Eletrônica Nicodemos Silva e Jésua Duarte voltaram, na última segunda-feira (1º), de Lisboa, Portugal, onde representaram o Brasil durante uma semana na 34ª edição da Youth Science Meeting, principal feira de ciência e tecnologia daquele país. Na bagagem, a dupla trouxe o credenciamento para a Expo-Sciences International, que será realizada em Fortaleza, Ceará, em 2017.

A participação da equipe no evento só foi possível graças aos recursos obtidos a partir da seleção do Edital n.º 05/2016, da Pró-Reitoria de Pesquisa, destinado a fomentar a participação de estudantes em eventos de caráter acadêmico-científico. "Foi uma experiência maravilhosa. Aprendemos muita coisa, conhecemos várias culturas, costumes, interagimos bastante com o pessoal e trocamos muitas experiências", comentou Jésua. 

O grupo criou o Projeto Mirar, que propõe a utilização de um tipo de óculos que, por meio de circuitos eletrônicos, é capaz de monitorar à distância obstáculos próximos a parte superior do corpo do usuário, proporcionando melhoria na acessibilidade, segurança e independência a pessoas com deficiência visual.

"Os óculos têm a função de orientar essas pessoas quando se aproximarem de quaisquer obstáculos, através de bips emitidos por sensores de distância ultrassônicos e transdutores piezoelétricos, sugerindo a possibilidade de utilizá-los junto com uma bengala, por exemplo, tornando, assim, o usuário menos vulnerável a acidentes, promovendo a sua inclusão social", explicou o professor Marcus Fernandes, orientador do trabalho. 

A ideia de desenvolver o trabalho surgiu após uma visita da dupla ao Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos, situado no bairro do Alecrim. "Tudo começou quando visitamos o local para saber como a tecnologia podia ajudar essas pessoas, que lamentavam a falta de acessibilidade nas vias públicas, que não são adaptadas para quem tem dificuldades para enxergar. Ficamos sensibilizados com a situação", revelou a estudante.

Empolgada com a conquista, Jésua já projeta os próximos passos do Mirar. "A gente pretende dar continuidade ao projeto, ampliando as suas funcionalidades. A nossa ideia é, inclusive, auxiliar o deficiente visual a atravessar uma faixa de pedestres com segurança", completou.

 

O evento

Criado em 1982, o Youth Science Meeting é um dos fóruns científicos juvenis mais tradicionais e conceituados internacionalmente, organizado pela Associação Juvenil de Ciências, filiada à Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas. Além disso, o evento conta com apoio da Fundação Calouste Gulbekian, da Associação Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Unesco e da Universidade do Algarve. 

 

Conteúdo relacionado:

26/07/2016 - Alunos participam de mostra de ciência e tecnologia em Portugal

24/05/2016 - Jovens conquistam prêmios em mostra nacional de ciência e tecnologia

24/05/2016 - Alunos representam o estado em mostra tecnológica no Ceará

16/03/2016 - Estudantes participam de concurso virtual em mostra de tecnologia nacional

Ações do documento

Página em carregamento