Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INOVAÇÃO

Alunos participam de mostra de ciência e tecnologia em Portugal

Dupla criou um tipo de óculos que dá mais independência a pessoas com deficiência visual

Publicada em 26/07/2016 Atualizada há 12 meses

Nicodemos e Jésua desenvolveram um tipo de óculos para orientar deficientes visuais quando se aproximarem de obstáculos

Os alunos de Eletrônica Nicodemos Silva e Jésua Duarte chegaram neste domingo (24) a Lisboa, Portugal, onde vão representar o Brasil até 31 de julho na 34ª edição da Youth Science Meeting, principal feira de ciência e tecnologia daquele país. 

O grupo criou o Projeto Mirar, que propõe a utilização de um tipo de óculos que, por meio de circuitos eletrônicos, é capaz de monitorar à distância obstáculos próximos a parte superior do corpo do usuário, proporcionando melhoria na acessibilidade, segurança e independência a pessoas com deficiência visual.

"Os óculos têm a função de orientar essas pessoas quando se aproximarem de quaisquer obstáculos, através de bips emitidos por sensores de distância ultrassônicos e transdutores piezoelétricos, sugerindo a possibilidade de utilizá-los junto com uma bengala, por exemplo, tornando, assim, o usuário menos vulnerável a acidentes, promovendo a sua inclusão social", explicou o professor Marcus Fernandes, orientador do trabalho. 

A ideia de desenvolver o trabalho surgiu após uma visita da dupla ao Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos, situado no bairro do Alecrim. "Tudo começou quando visitamos o local para saber como a tecnologia podia ajudar essas pessoas, que lamentaram a falta de acessibilidade nas vias públicas, que não são adaptadas para quem tem dificuldades para enxergar. Ficamos sensibilizados com a situação", revelou Jésua.

O credenciamento para a mostra portuguesa foi obtida na Expo Milset Brasil 2016, realizada no mês de maio, em Fortaleza, Ceará. Na oportunidade, a equipe conquistou também o terceiro lugar da categoria "Engenharias". "Naquele momento [da premiação] percebemos que estávamos vivendo um dia que jamais seria esquecido", contou a estudante.

 

O evento

Criado em 1982, o Youth Science Meeting é um dos fóruns científicos juvenis mais tradicionais e conceituados internacionalmente, organizado pela Associação Juvenil de Ciências, filiada à Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas. Além disso, o evento conta com apoio da Fundação Calouste Gulbekian, da Associação Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Unesco e da Universidade do Algarve. 

 

Conteúdo relacionado:

24/05/2016 - Jovens conquistam prêmios em mostra nacional de ciência e tecnologia

24/05/2016 - Alunos representam o estado em mostra tecnológica no Ceará

16/03/2016 - Estudantes participam de concurso virtual em mostra de tecnologia nacional