Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Artigos sobre sustentabilidade são destaque em fórum internacional

Mostra acontece até 1º de agosto na cidade de Faro, Portugal. Campus tem dois trabalhos

Publicada em 27/07/2015 Atualizada há 1 ano

Ailton (professor), Stella, Júlia e Jackson (alunos) representam o IFRN na 33ª Youth Science Meeting, em Portugal

Os alunos Jackson Josino, Júlia Carvalho e Stella Lima participam da 33ª edição da Youth Science Meeting, que acontece de hoje (27) até 1º de agosto na cidade de Faro, Portugal. 

No evento, Júlia e Stella apresentam o artigo "Tratamento da Água Produzida Utilizando Papel Reciclado e Aproveitando Resíduos". Neste trabalho, o papel foi reciclado de forma artesanal, com o emprego de elementos constituintes extras que permitem alteração na textura, na aparência, na resistência e aplicação do material obtido. Foi utilizado também o pó extraído da casca de coco verde, bem como a seiva de quiabo e tecido em tela como suporte para fabricação de elemento filtrante. 

"A reciclagem de papel possui caráter sustentável gerando enorme economia e possibilitando geração de renda. Além disso, a reciclagem pode ser a base tecnológica para produção de elementos filtrantes de matriz celulósica, empregados para tratamento da água e remoção de poluentes diversos, como metais pesados e hidrocarbonetos que conferem elevado grau de toxicidade à água", explicou o professor Roberto Lima, orientador do projeto.

Ainda segundo o professor, "os resultados mostram como é fácil obter papéis com características diversas e deixam o grupo otimista em relação à próxima fase de realização de testes da eficácia dos elementos filtrantes, que podem ser produzidos para remoção de hidrocarbonetos e outros poluentes da água". 

A pesquisa, resultado da parceria do IFRN com a Universidade Petrobras através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), foi premiada em 2014 com o 4º lugar na Mostra Tecnológica do IFRN, realizada no mês de agosto noCampus Pau dos Ferros, e o 2º lugar da categoria Ciências da Natureza e Matemática na Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (Mociteczn), promovida pelo Campus Natal - Zona Norte em novembro.

Já Jackson apresenta um projeto que consiste no aproveitamento de água dos aparelhos condicionadores de ar, que é armazenada em um reservatório exclusivo para uso em descargas de mictórios. 

"O sistema detecta a presença do usuário e efetua a descarga após sua saída. Além disso, na falta de água nesse reservatório, o sistema aciona o reservatório principal do prédio", explicou o professor Jefferson Pereira, que divide a orientação do trabalho com o professor Ailton Torres (foto).

O credenciamento para a mostra internacional foi obtido, no mês de maio, com o primeiro lugar do artigo na categoria Meio Ambiente da III Expo MILSET Brasil, realizada na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em Fortaleza, no Ceará. 

 

O evento

Criado em 1982, o Youth Science Meeting é um dos fóruns científicos juvenis mais tradicionais e conceituados internacionalmente, organizado pela Associação Juvenil de Ciências, filiada à Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas. Além disso, o evento conta com apoio da Fundação Calouste Gulbekian, da Associação Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Unesco e da Universidade do Algarve. 

 

Conteúdo relacionado:

01/06/2015 - Estudantes conquistam primeiro e segundo lugar em exposição nacional

02/12/2014 - Festa de premiação marca último dia da Semana de Ciência e Tecnologia

11/08/2014 - Pesquisa do Campus é premiada na Mostra Tecnológica do IFRN