Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Estudantes conquistam primeiro e segundo lugar em exposição nacional

Alunos foram destaque das categorias Meio Ambiente e Ciências Exatas na Expo Milset Brasil

Publicada em 01/06/2015 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Jackson e Morgana foram premiados também com credenciamento para encontro científico que acontece em Portugal

Os alunos do curso de Manutenção e Suporte em Informática Jackson Josino e Morgana Freitas conquistaram, na última sexta-feira (29), o primeiro lugar da categoria Meio Ambiente na III Expo MILSET Brasil, realizada na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em Fortaleza, no Ceará. 

Graças à colocação de destaque, os jovens obtiveram também o credenciamento para o Encontro Juvenil de Ciências, que acontece em julho, na cidade de Faro, em Portugal. "A gente não esperava um resultado tão positivo, mas deu tudo certo e voltamos com mais experiência para alçar voos maiores", revelou Jackson. 

Na ocasião, o grupo apresentou um projeto que consiste no "aproveitamento de água dos aparelhos condicionadores de ar para implementação de uma descarga automatizada". Segundo o professor Jefferson Pereira, orientador do projeto, as águas coletadas no processo serão armazenadas em um reservatório exclusivo para uso em descargas de mictórios. "O sistema detecta a presença do usuário e efetua a descarga após sua saída. Além disso, na falta de água no reservatório exclusivo, o sistema aciona o reservatório principal do prédio", explicou.

O projeto recebe também a orientação do professor Ailton Torres.

 

Mais premiações

Já as alunas de Eletrônica Maiany Alves e Jéssica ficaram com o segundo lugar da Mostra na categoria Ciências Exatas. O resultado credenciou a dupla para participar do Encontro Internacional de Grupos de Investigação, que será realizado em Outubro, na Colômbia.

"Participar de eventos assim é sempre muito gratificante, pois temos a oportunidade de conhecer novas línguas e culturas. Ficamos também muito felizes com o credenciamento para a mostra na Colômbia, pois será nosso primeiro evento internacional e, a partir disso, esperamos chegar muito mais longe", disse Jéssica. 

Batizado de "Cogeração: Sanduíche Termoelétrico Fotovoltáico", o trabalho busca diminuir o efeito nocivo do aquecimento das células fotovoltaicas para a produção de energia elétrica. "A célula fotovoltaica produz energia elétrica através da radiação solar. Quanto mais radiação for recebida mais energia será gerada. A corrente máxima da placa que o módulo pode fornecer varia proporcionalmente à radiância. Contudo, a radiação solar também traz um efeito associado, o aquecimento das células fotovoltaicas. Quanto maior a intensidade de calor menor será produtividade da geração de energia elétrica por essa placa", explicou o professor Marcus Fernandes. 

 

Mais projetos

Outros três projetos completaram a participação do Campus na Mostra. Conheça cada um:

LabStocker: Sistema Baseado em Nuvem para Gerenciamento de Estoque de Laboratórios de Química

Componentes: Álex Filipe dos Santos, Bruno de Souza e Amanda de Souza
Orientador: Roberto Lima

 

Avaliação da frequência de micronúcleos em espécies de peixes da região de Guamaré-RN

Componentes: Jordão da Silva, Mateus Lima e Larissa Brito
Orientadores: Érika Rocha e Liliane Gurgel

 

UPSOL: Utilização de energia solar como auxílio a uma Fonte de Alimentação Ininterrupta

Componentes: Luiz Fernando da Rocha e Brendo Jackson da Silva
Orientadores: Ailton Torres e Aécio Farias

 

A Mostra

A Expo MILSET Brasil é um evento nacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (MILSET) que visa motivar o intercâmbio entre alunos pesquisadores, professores orientadores e toda a sociedade de uma forma geral. A mostra reúne anualmente projetos de estudantes do ensino fundamental, médio e superior de todos os estados do Brasil, bem como projetos internacionais de diversos países convidados.

Para mais informações, acesse a página do evento.


Conteúdo relacionado:

22/05/2015 - Alunos participam de exposição nacional de ciência e tecnologia