Aluno ganha medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática

Vitor ficou com o terceiro lugar. Mais onze alunos receberão certificados de menção honrosa

Publicada em 30/11/2014 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Vitor é um dos onze alunos na lista de premiados da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

O aluno de Informática Vitor Rodrigues Greati conquistou a medalha de bronze, com o terceiro lugar, na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado foi divulgado na sexta-feira (28), no site da competição.

"Ser medalhista me deixou muito feliz, pois é a prova de que fui capaz de aplicar meus conhecimentos matemáticos na resolução de questões diferenciadas e de alto nível que vão além do ambiente de sala de aula", revela Vitor.

Ele não foi o único a se destacar na competição nacional. Os alunos Adriano Cândido, Álex Santos, Fernanda Rego, Fernando Alves, Heluilson Apolinário, Kevin Amorim, Lidiane Barbosa, Lucas Sabino, Luciana Oliveira, Matheus Ferreira e Matheus dos Santos receberão um certificado de menção honrosa cada um por conta do bom desempenho nas provas. "Isso é fruto da soma de esforços de alunos e professores, em especial ao professor Luciano Nóbrega, que nos preparou durante a competição", complementa o estudante.

Luciano fez questão de elogiar os jovens e destacar a evolução dos resultados da Escola em relação às participações anteriores no torneio: "Para chegar até aqui, retomamos no primeiro semestre um projeto, idealizado pelo professor Severino Gomes, que previa aulas preparatórias de Matemática. E todo o mérito é dos alunos, responsáveis pelo êxito nesta edição da competição, pois é deles o talento que cabe a nós apenas lapidar".

A expectativa é de que o projeto seja ampliado em 2015, com a inclusão de turmas de Física e Química para preparar os alunos para as competições das disciplinas: "Teremos um grupo olímpico forte", afirma Luciano.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Educação (MEC), que busca estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos de escolas municipais, estaduais e federais e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica dessas instituições.

De acordo com o IMPA, a competição mobiliza mais de 19 milhões de estudantes de cerca de 47 mil escolas (localizadas em 99,3% dos municípios brasileiros). Neste ano, foram 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.

Conteúdo relacionado:

01/12/2014 - IFRN é destaque nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas

13/05/2014 - Campus reabre turma preparatória para a Olimpíada de Matemática

02/03/2014 - Campus abre turma preparatória para a Olimpíada de Matemática

26/08/2013 - Estudantes do Câmpus recebem menção honrosa em evento da OBMEP

22/08/2013 - Alunos classificados na 8ª OBMEP participam de cerimônia de premiação