Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Matemática

Campus abre turma preparatória para a Olimpíada de Matemática

As aulas vão acontecer nas quintas-feiras, das 18h às 19h, até o dia da competição

Publicada em 27/02/2014 Atualizada há 1 ano, 1 mês

A prova da primeira fase da competição está marcada para 27 de maio

O Campus inicia nesta quinta-feira (27) as aulas preparatórias para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Voltados para os alunos regularmente matriculados da Escola, os encontros acontecerão nas quintas-feiras, das 18h às 19h, na sala B6, sob a responsabilidade do professor de Matemática Luciano Nóbrega.

Para se inscrever, participe do grupo da turma no Facebook clicando aqui.

 

A OBMEP

Podem se inscrever na olimpíada todas as escolas públicas do país com estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. O procedimento deve ser feito por meio do site da competição. As inscrições vão até 21 de março e a prova da primeira fase será no dia 27 de maio.

Os candidatos que participam da OBMEP são divididos em três níveis: alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental (nível 1), de 8º e 9º anos do ensino fundamental (nível 2), e de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio (nível 3).

A competição  é realizada em duas fases: na 1ª fase, a prova, aplicada nas próprias escolas, é composta por 20 questões de múltipla escolha. Cabe a cada colégio fazer a correção das avaliações dos níveis 1, 2 e 3 (com base em um gabarito enviado pela coordenação da OBMEP) e selecionar 5% dos alunos com melhor pontuação.

Os classificados dentro desse percentual em cada escola avançam para a 2ª fase. Nesta etapa, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os participantes fazem uma prova com seis questões dissertativas, na qual devem expor os cálculos e o raciocínio utilizados. A prova da 2ª fase acontece em cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e é corrigida por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da olimpíada. Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

De acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), responsável pelo certame, a competição mobiliza mais de 19 milhões de estudantes de cerca de 47 mil escolas (localizadas em 99,3% dos municípios brasileiros). Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.