INTERCÂMBIO

Aluno de Informática é selecionado para estudar nos Estados Unidos

Álex foi um de 24 aprovados para faculdades do Brasil e do exterior entre 81 mil candidatos no país

Publicada em 28/07/2015 Atualizada há 1 ano

Agora, o estudante vai poder realizar o sonho de estudar Ciências da Computação em uma universidade americana

O aluno de Informática Álex Santos foi selecionado no Programa de Bolsas 2015 da Fundação Estudar, que oferece a estudantes brasileiros uma bolsa de estudos para cursarem graduação e pós-graduação nas melhores universidades do Brasil e do mundo. No total, participaram do processo seletivo 81 mil candidatos de todo o país.

Agora, o estudante vai poder realizar o sonho de estudar Ciências da Computação em Armhest College, uma das dez melhores faculdades norte-americanas, segundo a revista Forbes. Ele viaja para o país no dia 25 de agosto. "Espero novos desafios acadêmicos e culturais, com cada vez mais dedicação para alcançar objetivos ainda maiores", revelou o jovem.

Álex se tornou autodidata muito cedo. Começou a estudar violino aos três anos de idade e aprendeu sozinho a ler partituras. Aos nove, já sabia programar computadores, passando a criar blogs e construir protótipos de redes sociais como hobby.

“Minha experiência com a música me deu disciplina para estudar e aprender coisas novas. Mas nunca quis guardar esses conhecimentos só para mim, e sim investi-los em projetos que podem impactar muita gente, conectando pesquisas acadêmicas com aplicações práticas”, explicou o estudante.

Desde o ensino médio, envolveu-se em pesquisas científicas relacionadas à química e computação no Campus. Também tornou-se bolsista CNPq, com o objetivo de desenvolver dispositivos inovadores e de baixo custo para solucionar problemas locais. Atualmente, participa de uma pesquisa orientada pelo professor Roberto Lima, que propõe utilizar matérias primas como argila, pó e fibra de coco no tratamento de água no Nordeste. Neste ano, um artigo sobre o projeto foi premiado como destaque em tecnologia social no Congresso Mundial da Água em Edinburgh, Escócia, e o sistema proposto foi patenteado.

Em 2014, também criou um sistema de gerenciamento em nuvem para estoque de laboratórios de química, o LabStocker – projeto que também foi premiado pelo Congresso Brasileiro de Química e classificado entre os três melhores do país. No mesmo ano, foi escolhido pelo governo americano como jovem embaixador.

Conteúdo relacionado:

18/04/2015 - IFRN em Pauta exibe matéria com aluno selecionado para estudar no exterior

23/03/2015 - Aluno de Informática é admitido em universidade dos Estados Unidos

01/05/2014 - Aluno é selecionado para concorrer à bolsa de estudos nos Estados Unidos