Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Aluna da EJA representa o Brasil em mostra de ciência e tecnologia na Itália

Feira reúne nesta semana, em Milão, estudantes e pesquisadores de todo o mundo

Publicada em 06/04/2016 Atualizada há 1 ano

Credenciamento para a mostra internacional foi obtido após participação de destaque na Mostratec, em outubro

A aluna do curso de Comércio, na modalidade EJA¹, Lucimar Lima (39) viajou, nesta quarta-feira (6), para Milão, na Itália, para participar da 28ª edição da I Giovani e le Scienze (O Jovem e a Ciência, em italiano). A feira reúne estudantes e pesquisadores de todo o mundo entre os dias 9 e 11 de abril.

O credenciamento para o evento foi obtido após participação de destaque da estudante na principal mostra de ciência e tecnologia da América do Sul, a Mostratec², realizada no mês de outubro em Novo Hamburgo/RS. Na mostra, Lucimar ficou com o terceiro lugar da área "Medicina e Saúde". "Sem dúvida, estou vivendo a melhor fase da minha vida", postou Lucimar no seu perfil do Facebook, logo após a cerimônia de premiação.

O Capit-X, como é chamado, foi desenvolvido por Lucimar com o apoio de alunos e pesquisadores do Instituto, entre eles o professor Roberto Lima, orientador do trabalho, e da UFRN. Trata-se de um produto atóxico, bioativo e biodegradável para o tratamento da pediculose (infestação por piolhos), que ainda hoje aflige várias pessoas, principalmente crianças. "Observamos que muita gente costuma tratar a doença com ingredientes caseiros, que não eliminam as lêndeas, mas somente os parasitas. Inclusive, que alguns produtos no mercado podem, em caso de má utilização, prolongar o problema ou até causar danos à saúde do paciente", contou a estudante.

O produto foi confeccionado com ingredientes como a quitosana, biopolímero abundante na região nordeste, obtido principalmente da carapaça de crustáceos. "O resíduo é disperso em uma solução levemente acidificada e se transforma em um gel a partir da evaporação do solvente, aprisionando o parasita em todas as suas fases (de lêndea a indivíduo adulto) facilitando a sua remoção", revelou o professor Roberto Lima, orientador do projeto.

Além de ser a primeira aluna de um curso da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da história a participar de uma feira internacional desta natureza, Lucimar também ostenta o registro de patente do Capit-X no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), obtido ainda em 2015, e a sua aprovação, recentemente, para o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN.

 

Legendas:

EJA¹ - Educação de Jovens e Adultos

Mostratec² - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

 

 

Conteúdo relacionado:

31/10/2015 - Aluna da EJA conquista credenciamento para mostra tecnológica na Itália

26/10/2015 - Alunos representam o RN na principal mostra científica da América do Sul

20/10/2015 - Aluna da EJA obtém registro de patente para produto de combate à pediculose

20/10/2015 - Jornal destaca ida de alunos à principal mostra de ciência da América do Sul

29/09/2015 - Projeto de alunos é eleito o melhor da categoria em mostra de tecnologia