Aluna da EJA obtém registro de patente para produto de combate à pediculose

Lucimar vai expor a pesquisa ainda neste mês na principal mostra de ciências do Brasil, a Mostratec

Publicada em 22/10/2015 Atualizada há 1 ano

Lucimar será a primeira aluna da modalidade EJA na Mostratec, que acontece entre 26 e 30 de outubro em Novo Hamburgo-RS

A aluna do curso técnico em Comércio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Lucimar Lima (39), conseguiu um feito que representa um avanço jamais visto na história do Instituto. Na última semana, foi confirmado o registro de patente do produto desenvolvido por ela, alunos e pesquisadores do IFRN e da UFRN, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O Capit-X, como é chamado, foi submetido aos critérios de busca nas bases de patente do órgão e, após análise, considerado inédito. Trata-se do segundo registro de patente do Campus em menos de um ano, resultado da consolidação da pesquisa e do crescimento da produção científica na Escola.

Capit-X: solução no tratamento da pediculose

O produto, que começou a ser desenvolvido no ano passado, busca uma solução para o tratamento da pediculose (infestação por piolhos), que ainda hoje aflige várias pessoas, principalmente crianças. "Observamos que muita gente costuma tratar a doença com ingredientes caseiros, que não eliminam as lêndeas, mas somente os parasitas. Inclusive, que alguns produtos no mercado podem, em caso de má utilização, prolongar o problema ou até causar danos à saúde do paciente", disse a estudante.

Segundo o professor Roberto Lima, orientador do projeto, o Capit-X contém ingredientes bioativos e biocompatíveis, cuja eficácia foi medida e provada através de vários estudos. "O produto foi confeccionado com um biopolímero atóxico e biodegradável abundante na região nordeste, obtido principalmente a partir da carapaça de crustáceos", contou.

Ainda de acordo com o pesquisador, o polímero é disperso em uma solução levemente acidificada e se transforma em um gel a partir da evaporação do solvente, aprisionando o parasita em todas as suas fases (de lêndea a indivíduo adulto) facilitando a sua remoção.

Como começou

O interesse da estudante em investigar o assunto mais a fundo e transformá-lo em um projeto de pesquisa surgiu nas aulas da disciplina de Estratégia Empresarial, nas quais os alunos tinham de montar o planejamento estratégico para o lançamento de um produto inovador: "Vimos nas aulas que a ideia tinha potencial", revelou o professor Miler D'Anjour.

Em seguida, a proposta foi aprovada por Roberto, que passou a coordenar a pesquisa. "A vitória de Lucimar é o resultado de sua dedicação e deixa clara a perspectiva de um futuro brilhante para todos os alunos matriculados em cursos da modalidade EJA, que se empenham e acreditam no pleno envolvimento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão", completou o orientador.

Credenciamentos para a Mostratec e a MocitecZN

Outra novidade é a participação da estudante em uma das principais feiras de ciência e tecnologia da América do Sul, a Mostratec, que acontece entre os dias 26 e 30 de outubro na cidade de Novo Hamburgo-RS. "A ficha ainda não caiu", disse a aluna ao lembrar do momento, há quase um ano, em que recebeu da representante da Mostra, Paula Vitória Pires, o credenciamento para o evento na cerimônia de premiação da Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), promovida pelo Campus Natal - Zona Norte.

O produto será apresentado mais uma vez na exposição de trabalhos da segunda edição da MocitecZN, que será realizada nas áreas de convivência do Campus nos dias 4 e 5 de novembro.