Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cinema

Projeto Re-vira-volta será lançado na segunda-feira (1)

A atividade que acontece, a partir das 13h, na unidade Rocas do campus, busca despertar a reflexão política por meio do cinema

Publicada em 26/07/2016 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Acontece na próxima segunda-feira (1), a partir das 13h, na unidade Rocas do IFRN Cidade Alta o lançamento do projeto Re-vira-volta. Desenvolvido pela produtora cultural do campus, Hortência Nepomuceno, e pela professora Vanessa Paula Trigueiro, o projeto busca despertar a reflexão, através do cinema, de questões relacionadas à política e sociedade.

Segundo Hortência, a ideia surgiu durante a participação delas no Seminário Internacional de Políticas Culturais, ocorrido no mês de maio, no Rio de Janeiro. “Nós estávamos discutindo sobre a extinção (revogada) do Ministério da Cultura e pensamos sobre como abordar junto à comunidade do campus, questões relacionados às temáticas cultural, social e política. Daí surgiu o Re-Vira-Volta".

A princípio, o projeto terá uma edição a cada mês, exibindo filmes que abordem essas temáticas nos âmbitos regional, nacional e internacional. “Nessa primeira edição nós vamos exibir o filme “A Onda” e após a sessão os professores de sociologia, Felipe Gameleira, colaborador do projeto, e Alyson Freire vão mediar as discussões sobre surgimento e consolidação de regimes políticos autoritários.

A Onda

O longa “A Onda” (2008) é uma produção do alemão Dennis Gansel inspirada no livro homônimo de 1981 do americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda realizado em 1967 pelo professor de história Ron Jones, com estudantes do segundo ano do ensino médio. Os alunos, após estimulados, vivenciaram o processo de aceitação de um regime autoritário.

A sessão do projeto Re-vira-volta é gratuita e acontece no espaço em frente ao laboratório de informática da unidade Rocas do IFRN Cidade Alta.