Concerto

Aula musical para alunos e familiares ocorreu na última sexta-feira, 31/05

Publicada em 03/06/2019 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Foto cedida: Orquestra Jovem Popular do IFRN

Na última sexta-feira, 31/05, o auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do Campus Natal-Central (CNAT) foi palco da apresentação da “Orquestra Jovem Popular do IFRN”. O evento teve a presença do diretor geral do CNAT, José Arnóbio de Araújo Filho, dos alunos e de seus familiares assim como dos professores de música Valdier Ribeiro, Maria de Lourdes Medeiros, João Gomes e Priscila Gomes. Na ocasião, o diretor do CNAT ressaltou a relevância da arte e da música na Instituição enquanto espaço de formação plural.

Durante a apresentação, foram executados trechos musicais com os instrumentos de cordas da Orquestra, a exemplo do violino, viola e cellos. Os instrumentistas explicaram a história de cada instrumento e os tocaram separadamente para que o público percebesse os sons individuais e a especificidade de cada um.

A apresentação passou ainda pela família dos instrumentos que compõem uma orquestra: as cordas, as madeiras e os metais, finalizando a aula musical com o toque do que é informalmente conhecido pelos músicos como “cozinha”. O termo se refere a instrumentos como baixo-elétrico, guitarra e bateria.

Ao final do evento, a estudante Rafaela Braga conversou a respeito do que é extensão da corda vocal e interpretou a música “Linda Baby”, em homenagem ao cantor potiguar, Pedro Mendes. O concerto teve a participação de alunos dos cursos técnicos integrados e de suas famílias, assim como dos estudantes que participam dos cursos FIC (Formação Inicial Continuada) do campus CNAT. No evento, houve também a apresentação da professora Maria de Lourdes Medeiros e do docente do Campus Caicó, João Gomes.

A aula musical foi transmitida através das redes sociais. Confira o vídeo com as apresentações através do link https://www.youtube.com/watch?v=N4Egn_ytFNA

extensao