Olimpíada

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Geografia estão abertas

A etapa estadual acontece em três fases

Publicada por Tania Silva em 11/04/2024 Atualizada há 2 semanas, 6 dias

As inscrições para a 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) começaram ontem, dia 10 de abril de 2024. Os estudantes terão a oportunidade de se preparar para as provas da Olimpíada, na qual serão testados quanto às suas habilidades em análises e interpretações de fenômenos e conhecimentos geográficos e das ciências da terra, de modo a se desenvolverem na aprendizagem dessa área de conhecimento e promoverem para si, novas experiências na área e novos conhecimentos adquiridos nesse campo de estudo, em meio à oportunidade de vivência com professores e estudantes de diversas partes do Brasil.

O objetivo do evento é valorizar a ciência geográfica no contexto escolar, proporcionar conhecimento, novas experiências e fazer com que alunos e professores sejam estimulados e desenvolver suas habilidades em análises e em interpretações dos mais variados fenômenos geográficos.

Além disso, o evento também cria um espaço de colaboração e possibilita o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

Os alunos do Campus Natal Central (Cnat) têm tido resultados positivos na OBG de modo que sua inscrição na Olimpíada tem sido mais do que motivada e incentivada pelos docentes e pela comunidade escolar como um todo, a fim de continuarem representando o Campus no cenário nacional.

No ano de 2023, o Rio Grande do Norte contou com 354 equipes inscritas, representando escolas públicas e privadas. Dentre elas, 185 foram premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu no total 104 medalhas, incluindo 28 de ouro, 22 de prata e 54 de bronze. A equipe "Feras da Geografia", formada por estudantes do Curso Técnico Integrado de Geologia, do Cnat, representou o Estado na etapa Nacional, conquistando medalhas de prata e bronze.

A etapa estadual acontece no formato online, em três etapas. Já a fase nacional, as equipes classificadas em nível estadual, participam de forma presencial. Na fase estadual, duas equipes são selecionadas: uma representando escolas privadas, e outra representando as escolas públicas; ambas competirão na etapa nacional presencial em São Paulo, na UNICAMP. Na fase nacional, uma equipe é classificada para representar o Brasil na etapa internacional. As 3 fases online em nível estadual serão realizadas no mês de agosto e a fase presencial nacional com as equipes classificadas será no final do mês de novembro.

A professora Maria Cristina Cavalcanti, docente de Geografia no IFRN Campus Natal Central, declarou que participa do evento coordenando as equipes na OBG há alguns anos, oferecendo revisões e resoluções de questões de edições anteriores das Olimpíadas para preparação. A professora também afirmou que, em seu papel de coordenadora, organiza aulões, como se fossem revisões com questões antigas da OBG e faz treinamento com os alunos, visando à preparação para a disputa da olimpíada.