OBG 2023

Estudantes do CNAT são premiados na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)

Equipe “Feras da Geografia” ganhou medalhas de prata e bronze, na fase presencial, da etapa nacional

Publicada por Tania Silva em 10/01/2024 Atualizada há 4 meses, 1 semana

A Olimpíada Brasileira de Geografia aconteceu de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2023, na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, em Campinas, São Paulo. A equipe obteve o primeiro lugar, juntamente com outra escola estadual, que representou o Rio Grande do Norte, na fase presencial da etapa nacional da olimpíada.

A equipe "Feras da Geografia", composta pelos alunos Gabriel Wayland, Fátima Edimilly e Letícia Rodrigues, foi orientada pela professora Maria Cristina Cavalcanti Araújo. O grupo também contou com a monitoria dos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), Fernanda Lourenço e Alex Duarte, e, durante a etapa Nacional, teve o acompanhamento do professor Francisco Ednardo que destacou a importância da participação de nossos alunos, no evento, uma vez que proporciona a integração com equipes de todo o Brasil.

Para a estudante Fátima Edimilly, da “Equipe Feras da Geografia” representar o Rio Grande do Norte na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia, como integrante de uma equipe, foi uma sensação extraordinária. Na ocasião, a aluna ainda enalteceu o acompanhamento dos professores Francisco Ednardo e Cristina Cavalcante, bem como da monitora Fernanda, que estiveram presentes nas etapas da olimpíada, orientando e motivando os estudantes. “Durante os últimos dias conhecemos pessoas de cada canto do país e experienciar esse momento de troca de culturas, vivências, diferentes saberes e conhecimentos, foi como ver uma janela da vastidão e beleza que existe por aí afora. Poder participar de um evento tão grande (não apenas materialmente) me fez perceber ainda mais o quão lindo é o mundo das geociências, onde tudo acontece em todo lugar ao mesmo tempo. Onde o ser humano e o espaço são intrínsecos um ao outro”, comentou a aluna.

Design sem nome(11)

Sobre o evento

A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é um evento acadêmico que visa estimular o aprendizado e o interesse pela geografia entre estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O evento teve sua primeira edição em 2015 e se consolidou como um espaço para a valorização da ciência geográfica.

Voltado para alunos dos ensinos fundamental II (6º ao 9º ano) e médio (1º ao 3º ano), o evento é dividido em diferentes níveis conforme a faixa etária e oportuniza aos estudantes medirem seus conhecimentos com os de outros colegas de diferentes partes do país, incentivando o desenvolvimento de habilidades e permitindo a integração entre os participantes e professores, que juntos podem desenvolver projetos e iniciativas que vão além da competição, ampliando a relevância do evento para a comunidade educativa.

Nessa edição do evento, que teve 354 equipes inscritas em todo o Brasil, o Campus Natal-Central conquistou 20 medalhas, na etapa estadual, online, sendo 10 (dez) de ouro, 7 (sete) de prata e 3 (três) de bronze. Já na etapa presencial, em nível nacional, a “Equipe Feras da Geografia” conquistou uma medalha de prata e outra de bronze.

De acordo com o site OBG, o objetivo da entidade é criar um espaço colaborativo que possibilite o crescimento e a multiplicação de boas práticas de ensino.

Resultado da Etapa Estadual - fase online

Equipe Medalha