Orçamento

Diretoria de Administração apresenta ao Colégio Gestor o orçamento para 2024

Avançar com um orçamento enxuto será o desafio para esse ano

Publicada por Tania Silva em 21/02/2024 Atualizada há 2 meses, 3 semanas

Durante a última reunião do colégio gestor, a Diretoria de Administração (DIAD) apresentou a distribuição orçamentária do IFRN e Plano de Atividades Orçamentário do Campus Natal-Central, para o exercício 2024. O professor Jonas Lemos, diretor geral do Cnat, iniciou a reunião pontuando os vários problemas enfrentados nos últimos anos, em função da diminuição orçamentária que os institutos e universidades federais vêm sofrendo. Para ele, algumas tomadas de decisões foram necessárias, ao longo desse período, como forma de enfrentamento para essa questão. Como exemplo, citou ajuste em diversos contratos e medidas de acompanhamento de despesas com água e energia, assim como uma melhor gestão nas novas contratações. Ainda de acordo com o professor, muitas dessas ações só foram possíveis graças ao trabalho técnico desenvolvido na DIAD, que fez um acompanhamento pontual das receitas e despesas do Campus, para que houvesse um equilíbrio nas contas, fato esse que possibilitou a otimização dos recursos. Citou, na sua fala, diversas reformas estruturais: reforma da biblioteca, ginásio, diretorias acadêmicas, setores administrativos e em obras de acessibilidade.

Para o ano de 2024, mesmo com um pequeno acréscimo no orçamento do Campus, ainda será necessário muito trabalho e boas práticas, para que o equilíbrio financeiro seja mantido. Uma dessas ações é a expansão das usinas fotovoltaicas e a aquisição de energia limpa, no mercado livre, já em andamento, que possibilitará uma economia em torno de 35% ao mês. A ação otimizará os custos com a distribuição de energia elétrica e fará com que essa economia seja aplicada na compra de equipamentos e estruturação mecânica da frota. Outra ação importante que deverá melhorar a permanência de nossos alunos, é o início da oferta do lanche no turno noturno, que trará um benefício direto aos estudantes que chegam à sala de aula, sem o jantar. A ação terá início no próximo mês de março.

A apresentação da pauta da reunião foi de responsabilidade do Diretor de Administração, Gustavo Moura, e teve como objetivo principal possibilitar aos demais gestores o estabelecimento de metas para a execução do que foi planejado para o ano de 2024 e os recursos financeiros disponíveis, definindo as receitas e despesas que serão utilizadas ao longo do período, no Plano de Ação da Instituição. O orçamento foi definido como base em dados e projeções da real situação orçamentária da Instituição. O momento, que contou com a participação de gestores do Campus, foi conduzido de forma estruturada, com gráficos, tabelas e outros recursos, de forma a facilitar a compreensão dos dados apresentados.

Involução Orcamentaria CNAT

Para o Diretor-Geral do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos, “O desafio de avançar com um orçamento enxuto é tarefa de todos os gestores, sempre com observância e análise crítica e permanente do plano de ação. É importante que a Instituição avalie os resultados obtidos em relação ao planejado no ano anterior, identificando as causas de eventuais problemas nessa execução e propondo medidas corretivas. Essa análise é fundamental para que a execução orçamentária seja realizada de forma eficiente e eficaz”.