"Ciências na prática" traz jovens da rede muncipal de ensino para o IFRN

Projeto, através de sua coordenadora, recebeu Menção Honrosa da Prefeitura Municipal de Natal

Publicada em 30/10/2018 Atualizada há 1 ano

Equipe do projeto de extensão do CNAT

Na última quinta-feira, 18/10/2018, através do projeto de extensão “Ciências na prática”, coordenado pela professora do Campus Natal-Central do IFRN (CNAT-IFRN), Adriana Cláudia Câmara da Silva, 44 alunos do 9° ano da Escola Municipal Iapissara Aguiar conheceram o CNAT. A iniciativa visa dar oportunidade aos alunos da rede pública de educação de conhecerem a Instituição assim como as diversas áreas de ensino profissionalizante.

O estudante Arthur Gomes, quando passou pelo laboratório de Química, ficou maravilhado com a experiência que vivenciou: “Achei incrível o laboratório, pelas reações químicas, produtos, experimentos e cuidados. É uma experiência única estar no IFRN, ver uma apresentação especial, que você nunca visitou antes, nunca viu, nunca presenciou”, disse Arthur Gomes.

Não foi diferente com a aluna Alice Gabrielle França da Silva, também encantada com a visita: “Aprendi a observar no microscópio, que foi muito legal, porque eu nunca tinha visto um de perto. E aprendi também a manusear o aparelho e saber muitos detalhes de como funciona um microscópio. Fiz algumas experiências”, contou ela.

De acordo com a professora Adriana Cláudia Câmara, o projeto faz a ponte entre as diferentes Ciências: “É um projeto que tenta abordar as três grandes áreas da ciência, como Física, Química e Biologia. Estamos recebendo a última escola do ano letivo e elaborando um novo planejamento para que o próximo ano retornemos com novas atividades para outras escolas municipais”.

A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e professora formadora da área de Ciências, Danielle Freire Lacerda, disse que o projeto faz com que os estudantes sejam esclarecidos sobre o trabalho do IFRN. “Faz com que os alunos se sintam mais familiarizados com a rotina da escola e possam ficar mais motivados para o ingresso nesta instituição de ensino que é referência em educação no Rio Grande do Norte”, disse Danielle Freire.

Na terça-feira da semana passada, 16/10/2018, a Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), entregou Menção Honrosa à professora Adriana Cláudia Câmara da Silva pelo trabalho desenvolvido no projeto: “por sua colaboração no desenvolvimento e eficácias das ações realizadas na Rede Municipal de Ensino”. “Foi linda a festa! Não pude participar, pois estava em Brasília, mas a professora Gilsilene e as bolsistas do projeto participaram do evento”, disse a coordenadora do projeto.

extensao
servidores