Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus

Natal-Central

Empreendedorismo

Publicada em 27 de Julho de 2023 às 15:37 Atualizada em 4 de Agosto de 2023 às 08:12

A Diretoria de Pesquisa e Inovação (Dipeq) roda um programa de difusão de empreendedorismo inovador, engajando estudantes e professores de toda as diretorias acadêmicas do Campus Natal-Central. O programa contempla ações de desenvolvimento de soft skills associadas ao empreendedorismo, através do Concurso de Ideais; do Hotel de Ideias; do Laboratório de prototipagem (CNATmaker); e dos programas de pré-incubação e incubação, além de estruturas de potencialização de inovação.

Como parte da Dipeq, a Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), funciona nas dependências do Campus. Desde a sua fundação, em 1998, a incubadora vem disseminando a cultura empreendedora na comunidade acadêmica, favorecendo a consolidação de empresas e incentivando a transformação de ideias inovadoras em negócios viáveis, permitindo, assim, a transferência de tecnologias para o setor produtivo.

Group-7-1024x855

A ITNC, pioneira no Estado do Rio Grande do Norte, com mais de 40 empresas graduadas, oferece às empresas incubadas suporte e apoio técnico para desenvolvimento de suas soluções nos cinco eixos – Gestão, Mercado, Capital, Tecnologia e Empreendedor –, através de serviços de orientação técnica como: mentorias, consultorias, capacitações e monitoramento dos projetos que estão no processo de incubação. Em termos de infraestrutura, possui área de 703m², com capacidade atual para abrigar 14 empresas em incubação presencial e 4 empresas em incubação virtual.

Atualmente a ITNC possui a certificação nos níveis 1, 2 e 3, em conformidade com Modelo de Gestão Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), que tem o objetivo de promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, para que os empreendedores tenham mais segurança na escolha de uma incubadora.

Hotel de Ideias

O Programa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de ideias empreendedoras com potencial inovador. O público-alvo são alunos do Campus Natal-Central. O programa dura em média cinco meses, onde são ofertados módulos voltados ao desenvolvimento de um negócio.

Concurso de Ideias

É um Programa de incentivo ao surgimento de ideias no formato de competição, onde são trabalhados conteúdos rápidos e, ao final, os grupos apresentam suas ideias, que são avaliadas por uma banca. O projeto vencedor tem vaga garantida no Hotel de Ideias para desenvolver e aprimorar o projeto/inovação.

Incubadora Tecnológica

Ambiente que auxilia as micro e pequenas empresas com soluções inovadoras. As incubadoras oferecem serviços de gestão empresarial, marketing, finanças, mentorias em áreas estratégicas e formações complementares para os empreendedores. O Objetivo do programa de incubação é a empresa se tornar sustentável e se manter no mercado.

Acesse:

Coworking

Programa de capacitação empreendedora voltado ao público externo com temas atualizados, aplicação prática e carga horária de até oito horas. O programa tem como objetivo gerar receita para a incubadora e acontece a cada dois meses.

CNATMaker

A Dipeq, integrando os grupos de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação (Laica),Centro de Competência sem Software Livre do IFRN, Grupo de Pesquisa em Building Information Modeling (GPBIM) e Núcleo de Estudos em Sustentabilidade Empresarial (Nese), aprovou um projeto no Edital 035/2020, para a instalação de um laboratório de prototipagem, no valor aproximado de R$ 190.000,00.

O Laboratório CNATMaker visa prover a qualificação profissional de jovens e potencializar a disseminação dos princípios que norteiam a cultura Maker na Instituição e envolver toda a comunidade acadêmica da região, bem como a rede de campi do IFRN e órgãos públicos e privados interessados, tendo como pano de fundo a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).

Espera-se, ainda, fortalecer os programas de Pós-Graduação ao favorecer o desenvolvimento dos produtos técnicos e/ou tecnológicos esperados no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC); potencializar as pesquisas dos grupos de pesquisa; e ampliar as ações da Incubadora tecnológica do Campus (ITNC), focadas nos membros do ecossistema de inovação local e estimular a realização de prestação de serviços.