Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus

Mossoró

Pesquisa

Publicada em 16 de Maio de 2023 às 09:38 Atualizada em 16 de Maio de 2023 às 09:38

Apresentação

A Pesquisa e Inovação é - junto ao Ensino e à Extensão - um dos três pilares que regem as atividades do IFRN, justificando-lhe a existência. A Pesquisa e Inovação, na Instituição, está organizada sob a forma de uma cadeia de órgãos executivos, iniciando-se pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, seguindo para a Coordenação de Pesquisa e Inovação - nos campi. Ainda sob a responsabilidade da área figura o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a quem cabe - entre outros - a manutenção da política de proteção das inovações, o licenciamento e a transferência de tecnologias para o setor produtivo e o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo, com ações direcionadas a Incubação de Empresas nos campi do IFRN e a criação de empresas juniores.

Além do mais a pós-graduação também está ligada a esta coordenação. Os atuais cursos de pós-graduação são: O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) e Doutorado em Ensino (Renoen).

Grupos de pesquisa do Campus Mossoró

Os grupos de Pesquisa do Campus Mossoró reúnem pesquisadores (professores, técnicos e estudantes) que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver e fortalecer a pesquisa científica nas diferentes áreas de conhecimento.

Desenvolve atividades de pesquisa acerca das diversas temáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem, tais como: políticas educacionais, formação inicial e continuada de professores, metodologias de ensino, tecnologias educacionais, educação de portadores de necessidades especiais, educação musical, etc. Apresentação dos resultados das pesquisas aos órgãos que atuam diretamente com as temáticas analisadas. Divulgação das pesquisas através da participação em eventos regionais, nacionais e internacionais, bem como em revistas especializadas e outros periódicos.

Líderes: Jailton Barbosa dos Santos - jailton.barbosa@ifrn.edu.br

e Priscylla Cinthya Alves Gondim - priscylla.gondim@ifrn.edu.br

O grupo destina-se ao estudo e pesquisa no campo da didática das ciências naturais, humanas, matemática e tecnologia, com enfoque nas dificuldades de aprendizagem de conteúdos específicos, elaboração/ avaliação de materiais didáticos e discussão dos modelos de ensino-aprendizagem.

Líder: Albino Oliveira Nunes - albino.nunes@ifrn.edu.br

Desenvolve atividades de pesquisa acerca das diversas temáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem, tais como: políticas educacionais, formação inicial e continuada de professores, metodologias de ensino, tecnologias educacionais, educação de portadores de necessidades especiais, educação musical, etc. Apresentação dos resultados das pesquisas aos órgãos que atuam diretamente com as temáticas analisadas. Divulgação das pesquisas através da participação em eventos regionais, nacionais e internacionais, bem como em revistas especializadas e outros periódicos.

Líder:  Aleksandre Saraiva Dantas - aleksandre.dantas@bol.com.br

Tem como objetivo desenvolver trabalhos e projetos de extensão na área de Tecnologia da Informação, com vistas a atender as demandas da região de Mossoró-RN. Atualmente vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados a sistemas de tempo real aplicados à área de automação industrial e hospitalar e sistemas multimídia.

Líderes: Rodrigo Ronner Tertulino da Silva - rodrigo.tertulino@ifrn.edu.br

e Carla Katarina de Monteiro Marques - carla.marques@ifrn.edu.br

O G-TRES visa reunir pesquisadores (docentes e discentes) interessados em discutir a relação entre trabalho, educação e suas interfaces com a sociedade em diferentes espaços e temporalidades. Também tem por fim estudar os processos de ensino-aprendizagem, no que diz respeito à sua produção e transmissão de conhecimentos. Em síntese, as pesquisas do G-TRES estão voltadas as várias dimensões do mundo do trabalho: ensino profissional, formação e práticas docentes, memória, história da educação e das instituições de ensino, patrimônio, práticas não formais de educação.

Líder: Francisco das Chagas Silva Souza - chagas.souza@ifrn.edu.br

O Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Línguas - GEL surge do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários - GELLI (2014-2019), que inaugurou o espaço para a pesquisa na Grande Área de conhecimento Linguística, Letras e Artes no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Mossoró. A atuação dos pesquisadores do GEL tem resultado na qualificação de estudantes/professores por meio de orientações nos seguintes níveis: iniciação científica e tecnológica no ensino técnico de nível médio e no ensino superior, especialização em educação; mestrado em ensino e em educação profissional; doutorado em ensino. O grupo tem divulgado sua produção de conhecimentos em eventos, trabalhos completos publicados em anais, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.

Líder: Samuel de Carvalho Lima - samuel.lima@ifrn.edu.br

O CTMA - Núcleo de Pesquisas em Ciências, Tecnologias, Materiais e Ambiente abre espaço no desenvolvimento de pesquisas nas áreas do conhecimento que englobam os estudos das ciências e tecnologias dos materiais e meio ambiente no campus Mossoró. Formalmente dividido em quatro linhas de pesquisa, Tecnologia dos Materiais, Ciência dos Materiais Aplicada ao Meio Ambiente, Processos de Oxidação Avançada, Análises Químicas e Físico-químicas aplicadas ao Meio Ambiente, o grupo busca consolidar as suas ações, que já vem sendo desenvolvidas, onde se destaca o estudo de catalisadores fotocatalíticos a serem utilizados na eliminação de poluentes e recuperação de solos e água. O Grupo realiza atividades em parceria com outras Instituições de Ensino visando a colaboração e o fortalecimento multidisciplinar.

Líderes: Ruthilene Catarina Lima da Silva - ruthilene.lima@ifrn.edu.br

e Michele Asley Alencar Lima - michele.lima@ifrn.edu.br

Líderes: Walney Gomes da Silva - walney.gomes@ifrn.edu.br

e Luiz Ailton de Araujo Souza - luiz.souza@ifrn.edu.br

Documentos

Os documentos necessários a execução dos projetos de pesquisa:

Contatos e canais oficiais

No Campus Mossoró, a Pesquisa e Inovação possui o suporte dos servidores:

Dra. Carla Katarina de Monteiro Marques (coordenadora)

carla.marques@ifrn.edu.br

Dr. João Paulo de Oliveira (Técnico Administrativo)

joao.oliveira@ifrn.edu.br