Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Resíduos Sólidos

Oficina de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do RN acontece em Mossoró

No Campus, o evento iniciou as discussões sobre a gestão sustentável de resíduos sólidos, tema da Semana de Meio Ambiente 2014.

Publicada em 25/08/2014 Atualizada há 1 ano, 1 mês

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Consultoria, Meio Ambiente e Empreendimentos Ltda (Brencorp) realizaram nesta manhã, no auditório do IFRN/Campus Mossoró, a Oficina para elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do RN.

A oficina, que já foi realizada em outros municípios do estado, tem como objetivo apresentar e discutir com representantes da sociedade civil, técnicos da área ambiental e gestores públicos dos municípios, a legislação específica sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em Mossoró, a realização do evento contou com o apoio dos alunos do curso de Gestão Ambiental, considerando que o tema “Resíduos Sólidos” será o foco da Semana de Meio Ambiente – 2014, que terá início nesta terça (26), às 19h, no auditório do IFRN/Campus Mossoró.

O evento acontecerá no período de 26 a 29 de agosto, e além das Palestras, serão desenvolvidas Oficinas, Exposições e Apresentações Culturais, todas voltadas para o tema Resíduos Sólidos: na trilha de uma gestão sustentável.  As inscrições continuam abertas até amanhã. Confira a programação aqui. 

  

O tema resíduos sólidos é debatido hoje como uma das principais causas da poluição do solo decorrente dos acúmulos de embalagens de plásticos, papel e metais, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.

Até algum tempo atrás, os resíduos eram definidos como algo que não apresenta utilidade e nem valor comercial. Felizmente, este conceito mudou. Atualmente, a maior parte desses materiais podem ser aproveitada para algum outro fim, seja de forma direta ou indireta.

 

O evento contou com o apoio e a participação de representantes do Ibama, Ministério Público Estadual, Petrobras, Semarh, Brencop, Acrevi, Ceipev, Jornal Gazeta do Oeste, Rede Xique Xique, Olinda Pneus, Sesc, Senai-MO, Green Waste, Semsur PMM, Ambinor, UERN, UFERSA e IFRN-MO.