Mercado petrolífero abre oportunidades para alunos do IFRN

Associação realiza projeto de apoio para concluintes do ensino médio

Publicada em 19/01/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Com o objetivo de valorizar a mão de obra local, bem como qualificar as dezenas de empresas nos municípios produtores de petróleo, foi criada em Mossoró a Redepetro RN, uma associação de empresas ligadas ao setor. Fruto de um trabalho desenvolvido pelo Sebrae, por meio do Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo, a Rede tem objetivo de conseguir, através da qualificação das empresas e dos seus profissionais, concorrer com empresas estrangeiras e até de outros estados do Brasil que tentam conquistar nichos no mercado local. Agora a Redepetro vai realizar um projeto em parceria com o Campus Mossoró do IFRN: quer oferecer oportunidades para alunos que estão saindo do ensino médio, dos cursos técnicos do Instituto Federal.

Convém lembrar que a produção de petróleo em Mossoró existe há cerca de 50 anos e foi responsável pela vinda de várias empresas e de centenas de profissionais especializados para a cidade, a fim de atender as necessidades da indústria petrolífera. Lançada há pouco mais de um ano, a Redepetro RN atualmente conta com quase 60 empresas de vários segmentos associadas. "Há empresas de todas as áreas, desde as especializadas em alimentação e fardamento até as de perfuração e exploração de petróleo", explica Jales Júnior, secretário executivo da associação. "Com um ano de existência, já deu para sentir que conquistamos uma maior abertura neste mercado devido à qualificação do mercado fornecedor de bens e serviços. A união das empresas proporcionou benefícios para todos os profissionais".

Qualificação e especialização

Jales explicou que a Redepetro centraliza e organiza cursos de qualificação e de especialização de acordo com a demanda dos grandes clientes, que são as operadoras, viabiliza a obtenção de diversas certificações de qualidade, ambientais e de segurança do trabalhador. O secretário explicou que a Redepetro foi criada com intuito de fortalecer o grupo de empresas que prestam serviço à Petrobras, e concorrer ao mesmo nível com as companhias de fora. "Antes, praticamente toda a mão de obra era importada dos outros estados. Só agora é que estão surgindo cursos superiores e faculdades de engenharia em Mossoró. Estamos tentando melhorar a qualificação para tornarmos mais competitivos", revela Jales.

No início, a Redepetro tinha poucas empresas associadas, entretanto, o mercado percebeu que a união só traria benefícios. "Em 2009, fechamos com 53 empresas, e a expectativa no final deste mês é que a Redepetro chegue a 61empresas filiadas", diz Jales.

Após a formação da Redepetro, houve uma abertura do mercado petrolífero para as empresas associadas. “Conseguimos o ISO 9001 de sistema de qualidade, 14 empresas já têm o ISSO 14000, que rege o meio ambiente, seis empresas, com o ISO 1800, que rege qualidade de sistema de segurança, meio ambiente e qualidade de vida", revela o secretário.

Segundo Jales Júnior, a qualificação dos profissionais da cidade também é meta da rede. "Temos buscado qualificar os profissionais de Mossoró. Por exemplo, começamos a qualificar 34 trabalhadores de uma empresa da cidade, e no fim o trabalho de qualificação terminou com 46 profissionais", explica Jales Júnior, acrescentando que "além da qualificação dos profissionais existentes, estamos preocupados com os futuros trabalhadores. Em parceria com IFRN, vamos realizar um projeto de apoio aos alunos que estão saindo do ensino médio para ser os futuros engenheiros, além da implantação de um projeto de incentivo à pesquisa".

Para os profissionais que estão desempregados ou buscando vagas na área petrolífera de Mossoró, Jales recomenda que enviem seus currículos para o portal da Redepetro, no link currículo.

Com informações do jornal O Mossoroense