IFRN Campus Mossoró promove atividades em alusão à campanha Outubro Rosa

A ação ocorreu em dois horários: 08:30 às 11:30 pelo período da manhã e 14:00 as 17:00 pelo período da tarde.

Publicada por Kenia Silva em 27/10/2023 Atualizada há 6 meses, 2 semanas

No dia 24 de outubro, o Setor de Saúde do Campus Mossoró realizou um projeto em homenagem à campanha Outubro Rosa chamado “Minha saúde em dia”. O evento teve como objetivo estimular a participação da população acadêmica (servidores, terceirizados e alunos) nas várias atividades, de maneira a sensibilizá-la para uma prevenção consciente, destacando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além disso, alertar a todos para diversos aspectos da saúde em geral, entendendo-a como abrangente e composta por múltiplos determinantes.

Na programação, foi disponibilizado local para vacinação, que aconteceu no Setor de Saúde do Campus, onde ficaram disponíveis vacinas de rotina, como: vacina contra Hepatite B, Febre Amarela, Influenza, tríplice viral, difteria e tétano e COVID-19. As vacinas foram disponibilizadas pela equipe de enfermagem da UBS Duclécio Antônio de Medeiros. No total, 121 doses foram aplicadas e 65 pessoas foram vacinadas.

O projeto também incluiu uma campanha de cortes de cabelo para doação, em parceria com a cabeleireira Cristina Santos, que faz parte da Associação da Beleza. Alunos e servidores doaram mechas de cabelos destinadas a confecção de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer, resultando em um total de 19 cortes para doação. Além disso, contou com um estande de Fitoterapia e vendas de produtos naturais, montado pela loja Autênticos Naturais.

O Centro de Convivência do Campus também foi ocupado com mesas dispostas para verificação de pressão arterial e glicemia capilar, além disso, foi reservada uma sala para realização de ventosas e liberação miofascial, atividades desenvolvidas pelos estagiários de enfermagem e fisioterapia da FACENE/RN. Outra atividade, realizada pelos estagiários de educação física da UERN, supervisionados pelo setor de educação física daqui do campus, foi a bioimpedância e cálculo de IMC, também muito procurada durante o evento.

Houve também orientações sobre saúde bucal, feitas por Dra Otillya Lacerda, dentista do campus. Além, de orientações sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama e confecção de perucas, realizadas por uma voluntária da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Mossoró e Região - AAPCMR, Neide Melo, que também faz tratamento contra a doença. Por fim, foi inserida uma cesta na recepção interna da instituição, para arrecadar alimentos para doação, destinada à Liga Mossoroense de Estudos e Combate Ao Câncer.