Aluna do IFRN Campus Mossoró é selecionada para Etapa Nacional do Projeto Parlamento Jovem Brasileiro

A etapa nacional acontecerá em 5 de dezembro de 2023.

Publicada por Ellen Lima em 27/11/2023 Atualizada há 5 meses, 1 semana

O Parlamento Jovem Brasileiro é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio de escolas públicas conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Neste ano, a aluna Estela Santos, do 2° ano do curso integrado de Mecânica, foi a escolhida para representar o estado do Rio Grande do Norte na Etapa Nacional.

A cada ano, é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país. Neste ano, o tema da redação foi: ‘Educação que queremos”, e cada participante poderia produzir um discurso escrito, envolvendo algum ramo da educação.

WhatsApp Image 2023-11-27 at 9.50.32 AM

Para a sua redação, Estela informa que decidiu se aprofundar na estrutura das instituições de ensino com base em uma pesquisa que ela já havia feito para uma atividade do IFRN.

Estela Santos relata que iniciou seu interesse em política e questões que envolvem direitos civis após a primeira vez em que votou, pois sentiu a necessidade de se aprofundar mais sobre o assunto para votar de forma consciente. E agora, faltando dois anos para realizar o ENEM, pretende cursar Relações Internacionais.

Sobre suas expectativas para a Etapa Nacional, ela diz que está ansiosa para ver, na prática, como funciona a estrutura legislativa do país e afirma que, com certeza, sairá mais bem preparada: "A gente vai conhecer Brasília e conhecer pessoas diferentes, principalmente pessoas que têm uma perspectiva de futuro".