IFRN Campus Macau recebe estações meteorológicas do INMET

Foram entregues nesta quarta-feira (26) duas estações meteorológicas do INMET que coletarão informações climáticas da região

Publicada em 26/10/2011 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O campus Macau do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)recebeu a instalação de duas estações meteorológicas nesta quarta-feira (26). Umadelas opera de maneira convencional e a outra automática, e são frutos de umaparceria entre o IFRN e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMEP). Essasestações gerarão dados importantes a respeito de pluviosidade, pressãoatmosférica, radiação solar, taxa de insolação, direção e velocidade do vento,além de um tanque evaporímetro, que indica a taxa de evaporação da água naregião. Esses dados estarão acessíveis a todos os interessados através dapágina do INMET na internet: www.inmet.gov.br.

As estações meteorológicasinstaladas no campus Macau haviamsido removidas da salineira Henrique Lage e trazidas para a sede local doInstituto devido à agressividade salina da região em que estavam localizadas, oque provocava corrosão e danos aos equipamentos, como disse Aluisio Ferreira,técnico do INMET responsável pelas instalações.

Segundo o Professor Liznando Fernandesda Costa, Diretor Geral do campusMacau, o acordo de cooperação técnica que rege a parceria se dá na seguinteforma: “o IFRN oferece a infra-estrutura e espaço, enquanto o INMET oferecetécnicos coletores, informações, palestras e equipamentos”.

As informações geradas pelasestações meteorológicas serão coletadas por técnicos do INMET que virão diariamenteao local, enquanto as informações fornecidas pela estação eletrônica já estãodisponíveis para consulta através da página do INMET na internet e sãoatualizadas de hora em hora.

Para as atividades acadêmicas, essasestações serão úteis nas práticas relacionadas aos cursos oferecidos pelo campus, permitindo aos alunos oconhecimento de operação e dos equipamentos disponíveis. “Os benefícios sãomuitos: como temos a disciplina Meteorologia, por exemplo, ganhamos um laboratório,um espaço para pesquisa e estágio dos nossos alunos, possibilitando a eles maisum campo de atuação”, afirmou o Professor Liznando Costa.