Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COMEMORAÇÃO

Dia do Pescador é comemorado nesta quinta-feira (29)

Nós do Campus Macau homenageamos todos os pescadores e comemoramos esta profissão digna e bela

Publicada em 27/06/2017 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O Campus Macau do IFRN oferece o Curso Técnico em Recursos Pesqueiros para a comunidade escolar. E não poderia deixar passar em branco esta data especial. O Dia Nacional do Pescador é comemorado no dia 29 de junho.
 
A Origem do Dia do Pescador
 
O Dia do Pescador é no dia 29 de junho por ser Dia de São Pedro, o apóstolo pescador e que também é padroeiro dos pescadores, por isto, a data foi escolhida para comemorar o dia do pescador.
 
Segundo o Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP), a cada 200 brasileiros, um(a) é pescador(a). E de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (antigo Ministério da Pesca e Aquicultura), estima-se que os pescadores(as) artesanais são responsáveis por 45% de toda a produção anual de pescado no Brasil, e a nível mundial, em 2014, a pesca é responsável por 55,8% da produção total.  
 
Pescador é aquele sujeito que conhece a natureza, entende o mar, sabe olhar para a lua e ver a maré que vem, quando o dia é bom, traz alimento para a família e ainda garante o sustento da casa com o que consegue vender de peixes. Também existem os pescadores que pescam por esporte ou lazer. O importante é que todos respeitem os rios, lagos e mares, e o meio ambiente como um todo. 
 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas