Professora de português promove júris simulados

Alunos dos cursos de Cooperativismo e de Informática são os atores

Publicada em 02/06/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Para os alunos dos cursos de Cooperativismo e Informática, do IFRN - Campus João Câmara, o mês de maio (dias 26, 28 e 31) se encerrou de uma forma diferente: com tribunais de júri, atendendo à avaliação parcial da disciplina de Língua Portuguesa.

Grupos de defesa e de acusação usaram suas estratégias para convencer o júri sobre temas polêmicos, como: aborto, legalização da maconha, eutanásia e casamento homossexual.

Para Kalina Paiva, professora responsável, “essa atividade demonstra o quanto podemos motivar a capacidade linguística oral dos nossos alunos, além de deixar clara para eles a necessidade de planejamento do discurso. Em outras palavras, os alunos experimentaram, na prática, as estratégias argumentativas, emocionando os próprios colegas.”

“Tive a impressão de estar num tribunal”, disse Maxwell, aluno do subsequente, turma de Informática, que participou como testemunha, sensibilizando a platéia com seu depoimento dramático sobre as drogas.