Pós-Graduação será implementada no Campus

Especialização em Organização e Gestão Escolar foi aprovada

Publicada em 01/06/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Foi aprovado curso de Especialização em Organização e Gestão Escolar para a Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no IFRN - Campus João Câmara. Isso ocorreu por meio de uma chamada pública do MEC estabelecida pela resolução FNDE/CD/Nº 48, de 28 de novembro de 2008 a qual institui a possibilidade de formação continuada para os professores da rede pública municipal e estadual.

Essa especialização terá caráter presencial e será ofertado aos professores da rede municipal e estadual. Esse curso é inovador, pois discutirá a Educação do Campo e a Educação de Jovens e Adultos, de modo a complementar aspectos da diversidade sócio-política e cultural dos sujeitos que moram, trabalham e estudam no campo, bem como a elevação da escolaridade com profissionalização no sentido de contribuir para a integração sociolaboral de um grande contingente de cidadãos cerceados no seu direito de cursar e de concluir a Educação Básica com qualidade social.

Nesse sentido, se constitui em importante iniciativa do Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus João Câmara a oferta de Especialização Latu Sensu em Organização e Gestão Escolar voltada às particularidades da Educação do Campo e da Educação de Jovens e Adultos, sobretudo em se tratando de atender ao público-alvo de uma região como a do Mato Grande – onde está situada a instituição – marcada por desafios político-pedagógicos, como o analfabetismo de crianças, jovens e adultos, principalmente aqueles que vivem nos assentamentos e nas comunidades rurais.

Vale salientar que essa especialização possui um caráter inovador por ser a primeira experiência no Brasil que aborda a Gestão Escolar, a Educação do Campo e a Educação de Jovens e Adultos em um único curso. Além disso, é preciso destacar que o curso foi uma proposta lançada e aprovada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade, vinculado ao CNPq. Em breve serão divulgados os critérios e o período de inscrição para o ingresso neste curso.